Predefinição Discussão:Nova notícia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Para que serve esta predefinição? --Slade++ 22:46, 10 setembro 2006 (UTC)

Esta predefinição é usada pela caixa "Criar artigo" para criar um esboço de artigo. Veja Predefinição:Começar um artigo.--Carlosar @ 01:39, 11 setembro 2006 (UTC)
Ah, naquela caixa? Muito engenhoso... Slade++ 16:24, 12 setembro 2006 (UTC)

Eu retirei:

* [[Predefinição:New article]]  
* [[Predefinição:Nouvel article]]

Acho que não tinha função nenhuma e atrapalhava. Se por acaso eu estiver enganado, por favor me corrijam.--Carlosar @ 00h08min de 9 de julho de 2007 (UTC)

Atualização[editar]

É pra atualizar todo dia, 1 vez por semana, ou 1 vez por mes (início de cada mes) ? Rjclaudio msg 01h36min de 12 de fevereiro de 2008 (UTC)

Eu creio que não. Sérgio Vieira 07h02min de 26 de janeiro de 2012 (UTC)

Mudanças[editar]

Solicito as mudanças:

1. Mudança

Trocar

<!-- Para colocar a data use esta construção ou... -->
{{data|{{subst:#time:j}} de {{subst:lc:{{subst:#time:F}}}} de {{subst:#time:Y}}}}

<!-- use esta, SOMENTE SE ESTIVER NO LOCAL DA NOTÍCIA (substitua "Brasil" pelo local da notícia se necessário) -->
{{origem|data= {{subst:#time:j}} de {{subst:lc:{{subst:#time:F}}}} de {{subst:#time:Y}}|local={{w|Brasil}}}}

Por

<!-- Colocar "Contrib-[Agência]" somente for da ABr ou VOA. Caso não seja ambas agências, remove-as. -->
{{Contrib-ABr}}
{{Contrib-VOA}}
<!-- Para colocar "Infotabela [nome do país]", substitua "Brasil", por outro país. -->
{{Infotabela Brasil}}
<!-- Para colocar a data use esta construção ou... -->
{{data|{{subst:#time:j}} de {{subst:lc:{{subst:#time:F}}}} de {{subst:#time:Y}}}}
<!-- use esta, SOMENTE SE ESTIVER NO LOCAL DA NOTÍCIA (substitua "Brasil" pelo local da notícia se necessário) -->
{{origem|data={{subst:#time:j}} de {{subst:lc:{{subst:#time:F}}}} de {{subst:#time:Y}}|local={{w|Brasil}}}}

2. Mudança

Trocar

== Fontes ==
<!-- Preencha a predefinição abaixo corretamente. Sempre que possível, utilize mais de uma fonte.
O campo idioma deve ser preenchido com o código da língua, por exemplo, pt para português, en para inglês, etc.
*{{fonte
|idioma=
|url=
|título=
|autor=
|pub=
|data={{subst:#time:j}} de {{subst:lc:{{subst:#time:F}}}} de {{subst:#time:Y}}
}}-->

<!-- Esse comentário será removido apenas quando um editor ou crítico revisar a notícia
{{Publicado}}
-->

Por

== Notícias Relacionadas ==
<!-- "Notícias Relacionadas" é sobre notícias publicadas anteriormente na Wikinotícias, se fizer busca.
Caso seja única fonte, substitua apenas "Notícia Relacionada".
Caso não ache nenhuma notícia, remove "== Notícias Relacionadas ==", "*{{wikinotícias|título=|data=}}" e esse comentário.
-->
*{{wikinotícias|título=|data=}}

== Fontes ==
<!-- Preencha a predefinição abaixo corretamente. Sempre que possível, utilize mais de uma fonte.
O campo idioma deve ser preenchido com o código da língua, por exemplo, en para inglês, es para espanhol, etc.
Não é necessário preencher pt para português, por motivo evidente.
*{{fonte|idioma=
|url=
|título=
|autor=
|pub=
|data={{subst:#time:j}} de {{subst:lc:{{subst:#time:F}}}} de {{subst:#time:Y}}}}
-->

<!-- Abaixo são as agências que permitem Creative Commons. Caso não sejam ambas agências, remove-as e apague esse comentário.
{{Agência Brasil}}
{{VOA}}
Esse comentário será removido apenas quando um editor ou crítico revisar a notícia.
{{Publicado}}
-->

Por enquanto são esses. Sérgio Vieira 07h02min de 26 de janeiro de 2012 (UTC)

Ohh cabeça do meu....[editar]

Grondin para de ser idiota, Saskeh você está colocando muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa que não é necessária para começar uma página, eu ouvi reclamações sobre a dificuldade que é criar uma notícia, achei estranho e vim aqui ver o que estava rolando, e buuuuum, 500 predefinições sem explicação nenhuma, em detrimento das poucas necessárias e com erros. Quem deve colocar as tags de publicada são editores, em teoria. Todas as notícias são eventos atuais, reportagens são outros 500... origem2 engloba todas as possibilidades anteriores, se não preencher um dos campos, ela funciona como as outras. Se for da Agência Brasil, a pessoa sabe utilizar isso, e não vai usar a página de criação de páginas para tal, se quiser pode criar na sua própria página de usuário um criador para a agência Brasil, mas não para o novato que está começando a criar, que é para isso que serve majoritariamente. E <!-- no corpo do texto só irá criar notícias com <!-- pois ninguém tira.

Outra coisa, isso é uma comunidade lusófona, {{Infotabela Brasil}} na PP pra criação do texto ¬¬... fora que inúmeras notícias aqui colocadas não irão utilizar essa tag, de novo, não deveria estar ali. Categorias já são colocadas com o uso da predefinição origem2, então não é necessária.

Em resumo, nada do que fora colocado tem uma justificativa lógica para estar ali, por isso que eu reverti. Isso daqui é para criar facilmente uma nova notícia, não é para assustar novos contribuidores. Rodrigo Tetsuo Argenton (discussão) 07h03min de 30 de março de 2015 (UTC)

Evite ofender Grondin de idiota, mesmo se não era era intenção. Já sobre "eu ouvi reclamações sobre a dificuldade que é criar uma notícia", onde estão os reclamantes? Que eu saiba, são poucos editam aqui. Sobre as tais 500 predefinições [???] não é necessário tal exagero de número, pois necessitamos dela. Já o origem2, não fui eu, que eu saiba, quem editou/criou foi @Leandro_LV. Já "Se for da Agência Brasil, a pessoa sabe utilizar isso, e não vai usar a página de criação de páginas para tal, se quiser pode criar na sua própria página de usuário um criador para a agência Brasil, mas não para o novato que está começando a criar, que é para isso que serve majoritariamente." e "<!-- instução <!--, que ninguém tira", já dei instruções lá no local, porém posso dar melhorada. Saskeh (discussão) 03h34min de 1 de abril de 2015 (UTC)
Eu disse que dou oficinas, essas reclamações veem de diversas formas, aqui que eles não estariam, por nem conseguirem criar um artigo simples...
E foi sintomático quando estudantes de jornalismo prefeririam outras comunidades do que esta... vide. São poucas pessoas por vários motivos, e é pouco em partes, pois há edições de IP que aparecem, mas como a experiência tende a não ser gratificante, principalmente com todos os dificultantes, eles evadem, às vezes sem terminarem a edição, mas o acesso a página principal é alto. E me pareceu um questionamento muito agressivo para quem faz as coisas sem testar e sem ter experiência...
Olhe isso, isso é o que acontece quando se coloca informações em demasia. Era para esse voluntário que essa ferramenta deveria ser construída, e não está funcionando, veio junto um monte de coisas que ele não sabe pq está ali, e coisas importantes, como a fonte, passam desapercebidas.
Lembra que eu falei que quando você coloca <!-- no corpo do texto, a tendência é que <!-- fique no corpo do texto? olhe.
Não é para você dar instruções dessa forma, e não tem porquê falar sobre Agência Brasil para alguém que vai editar pela primeira vez, também não faz sentido algum para alguém que vai noticiar sobre Angola ter um tag do Brasil. Você fez uma predefinição que facilita a sua vida, e só a sua vida. Essa é uma predefinição para novatos, voluntários com mais tempo de casa podem criar nas suas PUs, predefinições que atendam mais as necessidades do tipo de contribuição que ele faz, que foi o que você fez, mas vc impôs isso para toda a comunidade.
Eu criei origem2 e o que eu falei que ela foi criada para substituir todas as outras, não existe nenhuma possível razão para você dar outras opções, pois ela cobre todas as outras. O que você fez foi colocar essas opções obsoletas para um voluntário novato, sendo que não era para ninguém estar utilizando outra opção que não a origem2.
Última coisa, quando estiver editando abaixe sua tela depois do quadro de "atenção", verá que tem à disposição várias das predefinições que você quis colocar no corpo do texto. Se está ali não tem, de novo, razão para colocar no corpo do texto e possivelmente atrapalhar um novato.
E você não vai conseguir alterar, em um ato de autoritarismo o Grondin bloqueou a página indefinitivamente. Alias, lembra que eu falei que você usa argumentos em defesa do "politicamente corretos", não eu... olha ele de novo aparecendo... ;) Rodrigo Tetsuo Argenton (discussão) 04h16min de 1 de abril de 2015 (UTC)