Saltar para o conteúdo

Príncipe William e Catherine encerram viagem ao Caribe em meio a polêmicas

Fonte: Wikinotícias

27 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na tarde do domingo passado, o Duque e a Duquesa de Cambridge, William e Catherine, aterrissaram no Caribe para iniciar um tour de sete dias por Belize, Jamaica e Bahamas, países da região que têm a Rainha Elizabeth como chefe de estado. Como é comum neste tipo de atividade, durante a semana eles foram recebidos por autoridades, conheceram projetos sociais voltados para crianças, jovens e pessoas desfavorecidas, e participaram de almoços e jantares.

O tour, marcado para celebrar o Jubileu de Platina de Elizabeth, no entanto, acabou levando a algumas polêmicas. A primeira delas aconteceu logo após a chegada do casal a Belize, onde seu primeiro compromisso teve que ser cancelado às pressas devido a protestos contra sua presença. Já na Jamaica, onde chegaram na terça-feira, a situação foi ainda pior: o assunto sobre o país se tornar uma república voltou a ser abertamente discutido e um evento público levantou novamente o debate em torno do envolvimento da monarquia com a escravidão africana, após o casal ser saudado por crianças, em sua maioria negras, através de uma grade (veja aqui e aqui).

Foto emblemática

Apesar da foto ser apenas casual, tendo sido tomada antes de uma partida de futebol na qual William jogaria, com as crianças atrás da grade que cerca o gramado, ela se tornou o marco do tour, com a BBC relatando que a imagem "parecia para muitos como uma espécie de paródia do salvador branco, com Kate e William fazendo contato fugaz com os dedos estendidos de crianças jamaicanas, empurrando uma cerca de arame".

Neste mesmo dia, William havia falado durante um discurso que a escravidão havia sido algo "horroroso".

Perrengue com ex-miss

No que o jornal Metrópoles chamou de "perrengues", num deles a jamaicana Lisa Hanna, eleita Miss Mundo 1993, claramente esnobou Catherine. Lisa, ex-Ministra da Juventude e Cultura e atual chefe de gabinete do Ministério das Relações Exteriores, virou o rosto quando a Duquesa de Cambridge tentou iniciar uma conversa, deixando Catherine visivelmente constrangida e irritada.

Lisa tentou explicar dizendo que a parte do vídeo divulgada estava fora de contexto, mas a reação de Catherine não deixa dúvidas sobre o que o portal Metrópoles chamou de “climão.”

Desastre de Relações Públicas

A BBC classificou as polêmicas como "erros de relações públicas que ofuscaram uma turnê real", já que as polêmicas ganharam espaço em diversos veículos de imprensa.

O The Guardian foi ainda mais longe e escreveu que a visita do casal ao Caribe pode ter o efeito contrário do esperado e acelerar o movimento de independência dos três países.

Notícias Relacionadas

Fontes