Rainha Elizabeth festeja Jubileu de Platina

Fonte: Wikinotícias

6 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Elizabeth em 2021, com sua inseparável bengala, que ela começou a usar recentemente

A Rainha Elizabeth II do Reino Unido festeja hoje 70 anos no trono: o Jubileu de Platina. Ela é a única monarca britânica até agora a chegar a este feito.

Elizabeth foi declarada Rainha nas primeiras horas do dia 6 de fevereiro de 1952, logo após a morte do pai, o Rei George VI, já que ela era a Princesa Herdeira.

George faleceu repentinamente, enquanto a Princesa estava em viagem oficial pela África com seu marido. Na mala, ela não havia levado uma roupa preta, adequada ao luto, assim este traje teve que ser providenciado às pressas. Desde então, iniciou-se a tradição de que as realezas britânicas sempre levem um traje preto em suas viagens, para caso de necessidade.

A ascensão

Segundo explicação da Casa Real no Twitter, um novo monarca chega ao trono no momento da morte do anterior, seguindo o lema: "O rei está morto; viva o [novo] rei". Como forma cerimonial, após a ascensão, o Conselho de Adesão se reúne e faz uma proclamação formal. No caso de Elizabeth, o Conselho se reuniu no Palácio St. James.

Homenagens

Diversos eventos e atividades estão marcados para festejar o Jubileu, que culminam com um feriado prolongado entre os dias 02 e 05 de junho próximo. Será "uma oportunidade para comunidades e pessoas em todo o Reino Unido se reunirem para celebrar o marco histórico", diz o portal da Casa Real.

Uma das primeiras homenagens à Rainha, ainda em meados de 2021, foi o concurso para escolher o emblema (logomarca) do Jubileu de Platina. O vencedor foi um jovem de 19 anos, Edward Roberts. (veja aqui).

Também foi criada uma medalha especial comemorativa (aqui) e a Competição do Pudim do Jubileu deverá ter seu vencedor revelado em março, com cinco finalistas executando sua receita ao vivo (aqui). Enquanto isto, jovens de todo reino estão sendo convidados a plantar árvores para criar o Dossel Verde da Rainha, dentro da iniciativa The Queen's Green Canopy (veja aqui).

Ontem, em meio às homenagens, Elizabeth publicou uma mensagem nas redes sociais da Casa Real em que agradecia ao público e à família por seu apoio durante seus 70 anos de reinado.

Fontes