Príncipe Harry e Meghan anunciam que criarão ONG e não usarão mais a palavra "royal" como marca
22 de fevereiro de 2020
Depois de uma semana de rumores na imprensa, principalmente na britânica, sobre o uso da palavra "royal" na marca "Sussex Royal", registrada pelo Príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, após sua decisão de deixarem de ser membros "senior" da Família Real em janeiro passado, o casal divulgou ontem que, depois do uso da palavra ter sido revisto, eles concordavam em não usá-la mais. A decisão foi anunciada no site oficial, Sussex Royal. "Embora não haja nenhuma jurisdição sobre o uso da palavra 'Royal' no exterior, o Duque e a Duquesa de Sussex não pretendem usar 'Sussex Royal' ou a palavra 'Royal' em qualquer território", dizia parte do anúncio.
Eles também anunciaram que pretendem criar uma ONG e que seu plano de trabalho será reviso, com apoio da Rainha Elizabeth, na primavera de 2021. "O Duque e a Duquesa estão focados em criar uma nova organização sem fins lucrativos" para ajudar "tantas fundações excelentes em todo o mundo", dizia ainda o comunicado.
O Megxit
Chamado informalmente de Megxit (uma junção de Meghan e Brexit), o plano de Harry e sua esposa está oficialmente sendo chamado agora de "Transição da Primavera de 2020".
O Megxit teve início em 08 de janeiro de 2020, após o casal voltar do Canadá, onde tinha passado 6 semanas com o filho para se afastar do escrutínio da imprensa britânica, quando Harry e Meghan anunciaram que deixariam parte de suas funções como membros "senior" da Família Real e que passariam a morar, parte do ano, na América do Norte. No entanto, poucas horas depois do anúncio, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado dizendo que o "assunto ainda estava sendo discutido".
Meghan voltou para o Canadá na noite do dia 08 para ficar com o filho e Harry ficou na Inglaterra para cumprir compromissos previamente agendados.
No dia 18, após uma reunião entre a Rainha Elizabeth, o Príncipe Charles, o Príncipe William e Harry, o Palácio anunciou que o casal estava oficialmente deixando suas funções oficiais, que não fazia mais parte da Família Real, que não representaria mais a Rainha e nem a Commonwealth e que novos detalhes seriam divulgados futuramente.
Notícia relacionada
- Príncipe Harry e Meghan processam imprensa britânica por “mentiras”
- Príncipe Harry e Meghan não terão mais funções oficiais
Fontes
Em inglês: Spring 2020 transition, Sussex Royal, 19 de fevereiro de 2020. O que se sabe (e o que ainda é dúvida) sobre a decisão de Harry e Meghan, BBC, 09 de janeiro de 2020. Rainha concorda com 'período de transição' que permite a Harry e Meghan passar tempo no Canadá, BBC, 13 de janeiro de 2020.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |