Prêmios Nobel são entregues nesta semana

Fonte: Wikinotícias

9 de outubro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nesta semana foram anunciados os vencedores dos Prêmios Nobel, entregues pela Fundação Nobel na Noruega. O Nobel de Economia é entregue pela Academia Real das Ciências da Suécia, portanto, não se trata de Prêmio Nobel.

Laureados

Nobel de Fisiologia ou Medicina

Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak, por suas descobertas de como a enzima telomerase protege os cromossomos, ajudando nos estudos sobre o câncer e o processo de envelhecimento.

Nobel de Física

Charles Kao, Willard Boyle e George Smith dividiram o Prêmio, com trabalhos sobre fibras óticas e semicondutores, que estão na origem da fotografia digital, além de auxiliarem na interligação mundial por meio dos cabos de fibra ótica.

Nobel de Química

Ada Yonath, Venkatraman Ramakrishnan e Thomas Steitz, por mostrarem como os ribossomos, que produzem proteína a partir das instruções contidas no DNA, funcionam no nível atômico, trabalho que tem implicação importante para os antibióticos.

Nobel de Literatura

Herta Müller, definida pelo Comitê como uma escrito "que, com a densidade da sua poesia e franqueza da prosa, retrata o universo dos desapossados".

Nobel da Paz

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, pelo seu trabalho em reduzir o estoque mundial de armas nucleares e trabalhar pela paz no mundo. Segundo o Comitê, Obama criou um "ambiente novo para a política internacional. Graças a seus esforços, a diplomacia multilateral recuperou sua posição central e devolveu às Nações Unidas e outras instituições internacionais seu papel protagonista".

Fontes