Pouca adesão na semana europeia da mobilidade que termina hoje

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Amazônia
Outras notícias sobre o meio-ambiente


22 de setembro de 2010

Portugal

Hoje, Dia europeu Sem Carros termina a semana europeia da mobilidade, com resultados aquém dos esperados.

O Dia europeu Sem Carros é hoje assinalado pela 10.ª vez em mais de 60 localidades europeias, uma data onde começam a surgir criticas ao modelo actual, e com pouca adesão e resultados práticos. Este dia foi comemorado pela primeira vez em 2000, e dois anos mais tarde, dada a adesão, foi lançada a semana europeia da mobilidade, uma tentativa de promover o debate e actividades relacionadas com a mobilidade. Contudo, ao longo dos anos a adesão foi diminuindo, e cada vez os resultados foram sendo mais inconsequentes. A autarquia de Aveiro, uma das pioneiras na iniciativa, juntamente com Beja, Évora, Leiria, Lisboa, Porto e Sintra, nem sequer participará no evento deste ano.

Se calhar é um conceito que deve ser repensado mesmo a nível da União Europeia", disse o vereador do Trânsito da Câmara Municipal de Aveiro, Carlos Santos. E repensar é precisamente algo repetido por outras autarquias, como a de Coimbra.

Do lado do Governo, a ministra do Ambiente Dulce Pássaro, tem opinião contrária. “Consideramos que a Semana da Mobilidade vai conseguir os seus objectivos, o que vem acontecendo há já vários anos”, disse a ministra. “É uma iniciativa bem estruturada, em que são desenvolvidas várias acções de sensibilização para a utilização de transportes amigos do ambiente”.


Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati