Pouca adesão na semana europeia da mobilidade que termina hoje

Fonte: Wikinotícias

Portugal • 22 de setembro de 2010

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Hoje, Dia europeu Sem Carros termina a semana europeia da mobilidade, com resultados aquém dos esperados.

O Dia europeu Sem Carros é hoje assinalado pela 10.ª vez em mais de 60 localidades europeias, uma data onde começam a surgir criticas ao modelo actual, e com pouca adesão e resultados práticos. Este dia foi comemorado pela primeira vez em 2000, e dois anos mais tarde, dada a adesão, foi lançada a semana europeia da mobilidade, uma tentativa de promover o debate e actividades relacionadas com a mobilidade. Contudo, ao longo dos anos a adesão foi diminuindo, e cada vez os resultados foram sendo mais inconsequentes. A autarquia de Aveiro, uma das pioneiras na iniciativa, juntamente com Beja, Évora, Leiria, Lisboa, Porto e Sintra, nem sequer participará no evento deste ano.

Se calhar é um conceito que deve ser repensado mesmo a nível da União Europeia", disse o vereador do Trânsito da Câmara Municipal de Aveiro, Carlos Santos. E repensar é precisamente algo repetido por outras autarquias, como a de Coimbra.

Do lado do Governo, a ministra do Ambiente Dulce Pássaro, tem opinião contrária. “Consideramos que a Semana da Mobilidade vai conseguir os seus objectivos, o que vem acontecendo há já vários anos”, disse a ministra. “É uma iniciativa bem estruturada, em que são desenvolvidas várias acções de sensibilização para a utilização de transportes amigos do ambiente”.


Fontes