Portugal derrota Argentina e é Campeão Mundial de Futsal

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

terceiro

5 de outubro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Em jogo da final do Campeonato Mundial de Futsal, disputada em Kaunas (na Lituânia), a Seleção Portuguesa venceu ontem (3) por 2-1 a Seleção Argentina e sagou-se campeão mundial de Futsal. A vitória da Seleção de Portugal é inédita e com isso, o país se junta aos países europeus e sul-americanos que já detém anteriormente.

Jogo

A Argentina entrou decidida e chegou nos primeiros minutos ameaçar a baliza de Portugal, ao criar a primeira oportunidade com um remate que Bebé desviou para o poste aos oito minutos.

felicitaramfelicitaramA resposta de Portugal foi crescendo, quando a seleção albiceleste (como é conhecida a Argentina) ficou reduzida a quatro jogadores (Cristian Borruto foi expulso por agredir Ricardinho), Portugal atirou ao poste.

Aos quinze, surgiu o golo por Pany (com 7 golos neste Mundial). Veio o intervalo e com sua volta se mostra superior aos atuais campeões mundiais e a vencer pela margem mínima de 1-0.

No regresso, a equipa sul-americana mostrou-se mais pressionante, mas foi Erick a livrar-se de um adversário e a “picar” a bola por cima do guarda-redes, com o esférico a bater na barra da baliza. Logo depois, a Argentina ia marcando, mas abola bateu no poste.

Aos vinte e oito, Pany voltou a marcar, fez o 2-0, mas a Argentina reduziu de imediato e fez o 2-1 com Claudino.

Após golo argentino, a seleção ficou mais pressionante, mas do outro lado estava Bebé e alguma sorte à mistura, pois a poucos segundo de terminar, na última jogada, a Argentina atirou novamente ao poste.

Até que soou o apito final, e o sonho tornou-se realidade com a conquista de Portugal do troféu mundial em Futsal.

Na disputa em terceiro lugar, que aconteceu horas antes da final, Brasil venceu o Cazaquistão. A formação 'canarinha' esteve em desvantagem por duas vezes, mas acabou por vencer 4-2, no jogo de atribuição do terceiro e quarto classificado.

Reações

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a Seleção Nacional de Futsal pelo título mundial hoje alcançado, um "feito desportivo extraordinário" que "orgulha todos os portugueses", recebendo a equipa no Palácio de Belém na segunda-feira.

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou a seleção portuguesa de futsal pelo título de campeã mundial alcançado pela primeira vez, considerando ser “mais um grande feito para o desporto nacional”.

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, também felicitou a seleção portuguesa sublinhando que “Portugal é a melhor equipa do mundo”. "O que mais esperar de uma Seleção Nacional? Primeiro a Europa e agora o mundo! Portugal é a melhor equipa de futsal do mundo! Muitos Parabéns @FPF_Futebol e todos os amantes do futsal!", escreveu João Paulo Rebelo na sua conta na rede social Twitter.

Inúmeros famosos e portugueses também felicitaram a vitória portuguesa nas redes sociais.

Ficha de Jogo da Final

Final do Campeonato do Mundo Lituânia 2021

Arena de Kaunas

Árbitros: Nurdin Bukuev (Quirguistão) e Mohamed Hassan (Egito).
Terceiro árbitro: Christopher Sinclair (Nova Zelândia).
Cronometrista: Gelareh Nazemi (Irão).
Argentina (cinco inicial): Nicolas Sarmiento; Angel Claudino, Santiago Basile, Alan Brandi e Pablo Taborda.
Suplentes: Lucas Farach; Damian Stazzone, Lucas Bolo Alemany, Maximiliano Rescia, Leandro Cuzzolino - Cap., Cristian Borruto, Constantino Vaporaki, Andres Santos e Matias Edelstein.
Treinador: Matias Lucuix.
Portugal (cinco inicial): Bebé; João Matos, Bruno Coelho, Ricardinho - Cap. e Fábio Cecílio
Suplentes: Vítor Hugo; André Coelho, Tomás Paçó, Afonso, Miguel Ângelo, Pany, Tiago Brito, Erick e Zicky.
Treinador: Jorge Braz.

Histórico

Portugueses e argentinos já se encontraram por cinco ocasiões na sua história, com resultados desfavoráveis para Portugal: única vitória (em 2010, no Grand Prix e já com Jorge Braz no comando da equipa), um empate e três triunfos à Argentina.

Até a conquista inédita, Portugal tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina.

Fontes


Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit