Pompeo visita Europa e Oriente Médio para apoiar a soberania da Geórgia

Fonte: Wikinotícias

18 de novembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se reuniu com líderes georgianos em Tbilisi na quarta-feira e expressou apoio à soberania da Geórgia e ao fortalecimento de seu sistema democrático.

Por ocasião de visitas multinacionais a aliados na Europa e no Oriente Médio, Pompeo manteve conversações com o presidente georgiano Salomé Zourabichvili em 18 de novembro, e depois com o primeiro-ministro Olki Gahari.

Pompeo enviou um tweet após a reunião, dizendo: "O relacionamento cooperativo entre os Estados Unidos e a Geórgia é de extrema importância. Mesmo em face da ocupação russa das terras georgianas, nosso apoio à soberania georgiana é inabalável".

Desde a breve guerra em 2008, a Rússia ocupou as duas regiões divididas da Geórgia, Ossétia do Sul e Abkhazia.

O primeiro-ministro georgiano Gahariya disse que a relação EUA-Geórgia é a "parceria mais importante" de seu país e disse que a Geórgia é grata pelo apoio dos EUA à sua integridade territorial.

O Departamento de Estado dos EUA afirmou que o Secretário de Estado Pompeo se concentrou em questões como o incentivo a mais progressos nas reformas democráticas da Geórgia. No início de sua reunião com Gahariya e Zarkariani, Pompeo mencionou a necessidade de eleições livres e justas e oportunidades para debates intensos.

Pompeo viajou da Geórgia a Israel e vai discutir com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu o recente acordo de Israel para normalizar as relações com Bahrein e os Emirados Árabes Unidos.

O ministro das Relações Exteriores israelense, Ashkenazi, acredita que a visita "marcou mais um dia histórico no Oriente Médio". "Este lugar é famoso por muitos conflitos e guerras. É hora de paz", acrescentou.

O secretário de Estado norte-americano, Pompeo, deve visitar um assentamento na Cisjordânia nesta viagem.

A comunidade internacional geralmente acredita que esses assentamentos violam o direito internacional e se tornarão um obstáculo para chegar a um acordo de paz com os palestinos. Ao contrário de sua posição em décadas, Pompeo afirmou no ano passado que os Estados Unidos não consideram esses acordos "inconsistentes com o direito internacional".

O restante do itinerário de Pompeo inclui paradas nos Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita.

Fontes