Polônia vence Festival Eurovisão de Dança 2008

Fonte: Wikinotícias
Edyta Herbuś

Glasgow, Escócia, Reino Unido • 11 de setembro de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A dupla de bailarinos da Polônia, formada pelo ator Marcin Mroczek e a bailarina profissional Edyta Herbuś, ganhou no último sábado (6) à noite, em Glasgow, Escócia, a segunda edição do Festival Eurovisão da Dança, versão da Festival Eurovisão da Canção.

Os polacos/poloneses obtiveram 154 pontos dançando uma fusão de rumba, cha-cha-cha e jazz moderno com uma mescla de canções de Michael Jackson ao fundo. Polônia nunca havia ganhado até agora nenhuma das versões do Festival Eurovisão da Canção.

Para esta segunda edição do festival, a organização havia implantado um sistema misto entre jurado e televoto. O jurado, primeiro a votar, ortogou 20 pontos à Polônia, dando-lhe a sexta posição no início da votação. No entanto, a votação do público deu a vitória ao jovem polaca/polonesa. Na conferência com imprensa após o festival, os poloneses disseram que estavam impressionados com o triunfo.

A segunda posição foi para Rússia, com 121 pontos. Terceiro com 119 pontos foi o parceiro da Ucrânia, que atuou últimos. A quarta posição foi para a Lituânia com 110 pontos e do quinto para o Azerbaijão com 106. O curioso neste TOP 5 é formado exclusivamente por países da Europa Oriental, enquanto outros países ocidentais ocupam os demais posições.

Apesar de que o jurado colocou primeira a Dinamarca e segunda a Grécia, ambos países caíram cinco posições com os votos do público, deixando sexto e sétimo respectivamente. Em contrapartida, Portugal subiu à oitava posição, graças aos 61 pontos do público depois que o público não lhe dar qualquer ponto ao jurado.

Finalmente, a classificação foi seguinte:

  1. Polônia com 154 pontos
  2. Rússia com 121 pontos
  3. Ucrânia com 119 pontos
  4. Lituânia com 110 pontos
  5. Azerbaijão com 106 pontos
  6. Dinamarca com 102 pontos
  7. Grécia com 72 pontos
  8. Portugal com 61 pontos
  9. Reino Unido com 47 pontos
  10. Finlândia com 44 pontos
  11. Irlanda com 40 pontos
  12. Suécia com 38 pontos
  13. Áustria com 29 pontos
  14. Holanda com 1 ponto

Polônia ganhou o festival com uma margem de 33 pontos sobre o segundo classificado, a Rússia, enquanto no ano passado Finlândia só superou em 11 pontos ao segundo classificado.

Os poloneses também havia levado o recorde de pontos do festival, obtendo 154. A média de pontos do jurado para Polônia foi de 9,06 pontos por país, entendendo o jurado como quatro países, enquanto que a média de pontos de Polônia no televoto é 10,31. Finlândia só obteve 8,80 no ano passado, quando só havia televoto.

O festival foi apresentado por Graham Norton e Claudia Winkleman e foi transmitido ao vivo para todos os países participantes e para Albânia, a Antiga República Iugoslávia da Macedônia, Armênia, Bielo-Rússia, Chipre e Islândia, cujas respectivas televisões públicas decidiram transmitir o festival sem participar.

Na Espanha, o festival foi emitido com uma hora de atraso, ao passo que na Bósnia-Herzegovina e Israel o festival foi exibido no domingo (7).

Fontes