Polícia liberta 113 poloneses que trabalhavam em regime de escravidão no sul da Itália
23 de julho de 2006
No dias 18 e 19, uma operação conjunta entre as polícias italianas e polonesas libertou 113 trabalhadores poloneses que viviam em regime de trabalhos forçados numa fazenda de tomates ao sul da Itália. Pelo menos vinte pessoas foram detidas sob a acusação de tráfico humano, e a polícia está à procura de mais sete.
A polícia disse que as vítimas libertadas trabalhavam "como escravas". Além disso, elas estavam sujeitas a torturas e estupro. Cães de guarda e vigias armados ucranianos, italianos e poloneses tomavam conta delas, disse o chefe de polícia poloneses, Marek Bienkowski, durante uma coletiva para a imprensa em Varsóvia.
As mortes de quatro vítimas que são atribuídas a suicídios estão a ser investigadas. A polícia não excluiu a possibilidade que tenha havido mais mortes.
As vítimas eram obrigadas a trabalhar cerca de 15 horas por dia e eram alimentadas com um pouco mais do que pão e água, segundo a polícia italiana. "Chamar a situação revelada pela investigação dos carabinieri simplesmente de desumana não faz de modo algum justiça" disse o chefe da polícia contra a máfia da Itália, Piero Grasso, para repórteres da cidade de Bari.
300 pessoas que conseguiram fugir dos campos de trabalhos forçados estão sendo entrevistadas. Acredita-se que até mil pessoas tenham sido vítimas deste crime, segundo a agência de notícias PAPA. Segundo foi informado pelas agências de notícias, os trabalhadores eram recrutados através de anúncios em jornais que prometiam trabalho agrícola na Itália.
Fontes
- John Hooper, Daniel McLaughlin. Polish labourers kept in Italian 'prison camp' — The Guardian, 20 de julho de 2006
- Gabriel Stille. Clampdown on slave labour ring (English) [inativa] — Polskie Radio, 19 de julho de 2006. Página visitada em 23 de julho de 2006
. Arquivada em 18 de outubro de 2012
- Italian Police Free 113 Poles Living in Slave Labor Camps (English) — New York Times, 19 de julho de 2006
- Niewolnicza praca we Włoszech: są aresztowania (Polish) [inativa] — Gazeta Wyborcza, 19 de julho de 2006. Página visitada em 23 de julho de 2006
. Arquivada em 20 de julho de 2006
- Lucia Kubosova. Polish workers freed from slave camp in Italy — EuObserver, 19 de julho de 2006
- Silvia Aloisi. Italian police free 113 Polish slave labourers — Reuters, 18 de julho de 2006
- Foggia - Smantellata tratta di polacchi — La Gazzetta del Mezzogiorno, 18 de julho de 2006
- Foggia: contadini polacchi lavoratori-schiavi — Corriere della Sera, 18 de julho de 2006
Esta página está arquivada e não é mais editável. |