Frente de rajada atinge Americana (SP) e proximidades

Fonte: Wikinotícias
Nuvens carregadas sobre Piracicaba.

27 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma frente de rajada, fenômeno meteorológico caracterizado por chuvas intensas e ventos fortes e repentinos, causou estragos na cidade de Americana, no interior de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (27). Segundo a Defesa Civil, pelo menos 20 postes foram derrubados, deixando a região sem energia elétrica. Ninguém ficou ferido.

Segundo o CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), Americana teve um acúmulo de chuvas de 14,1 milímetros desde meados da tarde até o momento. Não há dados sobre a velocidade máxima das rajadas de vento.

A frente de rajada se formou com a chegada de uma frente fria no litoral do estado, que se encontrou com uma massa de ar quente e seco e provocou áreas de instabilidade e pancadas de chuva isoladas com moderada a forte intensidade. Além dos ventos, houve também queda de granizo em algumas áreas da região metropolitana de São Paulo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos cinco árvores de pequeno porte também caíram em Americana. Eles trabalham para minimizar os danos e liberar as vias. A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) foi acionada para restabelecer o fornecimento de energia elétrica.

Piracicaba

Rajada de vento em Piracicaba.

A frente também atingiu a cidade vizinha de Piracicaba, mas com menor intensidade. Lá, foram registradas cerca de cinco chuvas fortes em um período de apenas uma hora, trazendo consigo rajadas de vento intensas e precipitação volumosa. Segundo dados da Esalq (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"), as rajadas de vento atingiram a velocidade de 64 km/h durante uma ventania que antecedeu o temporal.[1]

Por volta das 17h55, durante uma breve pausa nos picos de precipitação, houve relatos de quedas temporárias de eletricidade em alguns bairros de Piracicaba. No entanto, os serviços de energia elétrica foram prontamente restabelecidos em menos de uma hora, minimizando os inconvenientes causados. A tempestade também provocou quedas de árvores e muro e destelhamentos de residências na respectiva cidade, além de ter deixado empresas de telecomunicações fora do ar. Uma empresa que estava em reforma chegou a desabar na Avenida Luciano Guidotti.[2][3]

Entre as 16h05 às 16h15 desta quarta-feira, os piracicabanos, principalmente os estudantes que estavam no horário de saída das escolas, já haviam sido pegos de surpresa por outra chuva forte com rajadas de vento, mas com uma intensidade menor.

As autoridades locais continuam monitorando a situação meteorológica, e os moradores são aconselhados a permanecerem vigilantes e a seguir as instruções de segurança em caso de mais mudanças repentinas nas condições climáticas.

Fontes

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.
  1. Inmet :: Mapa de Estações — mapas.inmet.gov.br. Página visitada em 27 de setembro de 2023  
  2. ((pt)) Júnior Cardoso. Empresa desabou durante a tempestade em Piracicaba — Piranot, 27 de setembro de 2023. Página visitada em 27 de setembro de 2023  
  3. ((pt-br)) Chuva e vento provocam estragos em Piracicaba — sampi. Página visitada em 28 de setembro de 2023