Petrobras anuncia programa de apoio à indústria naval brasileira

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

12 de maio de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, anunciou hoje (12), durante o lançamento da política de desenvolvimento produtivo do governo federal, que a estatal terá um novo programa de compras de 146 embarcações de apoio para a indústria naval brasileira. Gabrielli disse que, desse total, 24 barcos irão para o mercado imediatamente.

Segundo ele, um dos objetivos do programa é facilitar a capacidade de estruturação do setor naval brasileiro. Gabrielli informou que a Petrobras irá destinar, no mínimo, US$ 50 bilhões para compras no Brasil até 2012.

De acordo com ele, parte desses recursos está sendo aplicada na construção de duas refinarias, sendo uma petroquímica no estado do Rio de janeiro e uma de petróleo pesado para a produção de diesel em Pernambuco. Segundo Gabrielli, existe também um projeto para a construção de outra refinaria no período.

Como 85% da produção de petróleo da Petrobras se dá no mar, o que exige equipamentos sofisticados, tecnologia avançada e navios, entre outros fatores, Gabrielli enfatizou que “isso requer a construção de uma indústria naval poderosa e grande”.

Ele lembrou que a estatal já encomendou 26 navios, todos em estaleiros brasileiros. Além disso, afirmou que está em discussão a construção de dois superpetroleiros no Brasil. Para Gabrielli, o desafio de possibilitar o crescimento ainda maior da indústria naval, para se adequar ao projeto de desenvolvimento sustentado do governo federal, depende agora do empresariado.

Fontes