Peru: protestos pedindo impeachment da presidente continuam

Fonte: Wikinotícias

20 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No Peru, onde protestos antigovernamentais em grande escala duram mais de um mês, milhares de manifestantes marcharam na capital Lima no dia 19.

Na marcha, os participantes exigiram a renúncia da presidente Boluarte, eleições gerais antecipadas e a promulgação de uma nova constituição.

A polícia confrontou os manifestantes, que também incendiaram um edifício histórico em Lima.

As autoridades de transporte do Peru disseram que estradas foram bloqueadas em 18 das 25 províncias do país devido a protestos antigovernamentais.

Enquanto isso, grupos locais de direitos humanos alegaram que a polícia e os militares usaram armas de fogo letais no processo de repressão aos protestos, e a polícia acusou os manifestantes de usar armas e explosivos caseiros.

Em um discurso na televisão estatal naquele dia, a presidente Boluarte disse que os recentes protestos "não eram protestos pacíficos" e alertou que atos de violência em dezembro e janeiro não ficariam impunes.

No Peru, pelo menos 50 pessoas foram mortas até agora em protestos de grande escala depois que Pedro Castillo deixou o poder no dia 7 do mês passado.

Fontes