Peru: comunidade internacional apoia a destituição de Castillo

Fonte: Wikinotícias

7 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O anúncio do presidente Pedro Castillo de dissolver o Congresso peruano foi rejeitado na quarta-feira por organizações de direitos humanos e alguns governos da região e da Europa, embora houvesse exceções, como a do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que culpou "as elites econômicas e políticas” do que aconteceu.

Os governos da Colômbia e da Costa Rica foram os primeiros a reagir, rejeitando os fatos que levaram à detenção de Castillo pelas autoridades peruanas.

"O governo colombiano expressa sua preocupação com a crise política no Peru, expressa sua solidariedade com o irmão povo peruano e convoca todos os atores políticos ao diálogo para salvaguardar a democracia", afirmou o Itamaraty em comunicado.

O governo da Costa Rica fez o mesmo, expressando em comunicado que "lamenta profundamente a situação que enfrenta a nação irmã do Peru". Nesse despacho fez "um apelo ao respeito da ordem constitucional, do Estado de direito e da democracia".

O governo espanhol também se manifestou preocupado com o ocorrido no país latino-americano e com o retorno ao controle das autoridades. "O governo da Espanha condena firmemente o colapso da ordem constitucional no Peru e saúda a restauração da normalidade democrática", disse em um comunicado.

O governo dos Estados Unidos expressou preocupação com os recentes acontecimentos no Peru que levaram ao afastamento do presidente Pedro Castillo depois que ele anunciou a dissolução do Congresso e declarou um governo de emergência.

"Rejeitamos categoricamente qualquer ato contrário à Constituição do Peru, rejeitamos qualquer ato que prejudique a democracia no Peru", disse Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, em entrevista coletiva.

Fontes