Pequeno asteroide passa perto da Terra

Fonte: Wikinotícias

27 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A agência espacial NASA diz que um pequeno asteróide passaria muito perto da Terra na quinta-feira, a apenas 3.600 quilômetros da superfície do nosso planeta.

Em um comunicado em seu site, a NASA disse que o objeto, conhecido como 2023 BU, não representa uma ameaça para a Terra. A agência afirmou que, mesmo que entrasse na atmosfera, se transformaria em uma bola de fogo e se desintegraria inofensivamente.

A NASA disse que o objeto - com apenas 3,5 a 8,5 metros de diâmetro - representa uma das passagens mais próximas de um objeto próximo à Terra já registradas.

A agência disse que o asteróide foi descoberto e relatado no sábado pelo astrônomo amador Gennadiy Borisov, que opera um observatório em Nauchnyi, na Crimeia.

O engenheiro de navegação Davide Farnocchia disse que o sistema de avaliação de risco de impacto CNEOS Scout descartou qualquer ameaça de impacto do asteroide. Mas ele disse que, apesar de muito poucas observações, foi capaz de prever que o asteroide faria “uma aproximação extraordinariamente próxima da Terra”.

“Na verdade, esta é uma das aproximações mais próximas de um objeto próximo da Terra já registrado.”

Fontes