Pentágono: o poder de combate da Ucrânia é reabastecido todos os dias

Fonte: Wikinotícias

19 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em uma coletiva de imprensa fechada na terça-feira, um alto funcionário do Pentágono concentrou-se em vários aspectos de como o exército russo está lutando na Ucrânia.

Os ataques com foguetes continuam sendo uma parte importante dos ataques russos, disse ele. Assim, segundo os EUA, desde 24 de fevereiro, quando a invasão começou, a Rússia lançou 1.670 ataques com mísseis contra a Ucrânia.

Um porta-voz do Pentágono afirmou que os Estados Unidos estão vendo “fadiga dos pilotos russos semelhante ao que vimos antes no norte da Ucrânia”.

O Pentágono ainda acredita que as tropas russas atacarão o Donbass tanto do norte quanto do sul para separá-lo do resto das forças ucranianas.

“Estamos vendo sinais de que os militares russos estão aprendendo com os erros que cometeram no passado… especialmente durante suas tentativas de tomar Kiev. Em particular, as tropas russas estão tentando resolver problemas com logística e apoio”, observa o representante do departamento militar.

O exército russo nunca conseguiu capturar Nikolaev: a cidade ainda está sob o controle das tropas ucranianas, lembra ele.

“A Ucrânia continua a ter um grande poder de combate, que é reabastecido todos os dias”, afirma o representante do Ministério da Defesa.

Os militares dos EUA estimam que a Rússia agora tem “cerca de 75%” de seu poder de combate do que tinha originalmente antes da invasão russa da Ucrânia. Isso se aplica a todos os ramos das forças armadas”, explica um alto funcionário da defesa.

Ele observa que a Rússia mobilizou 2 novos grupos táticos de batalhão (BTGs) para o leste da Ucrânia, que incluem aproximadamente 800 a 1.000 soldados. Isso é um acréscimo aos 78 BTG já na Ucrânia.

Fontes