Pelo menos outros três migrantes mortos ao tentar atravessar o Rio Grande

Fonte: Wikinotícias

30 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O México informou no domingo a descoberta de três corpos de possíveis migrantes que se afogaram tentando atravessar o Rio Grande, na fronteira com o Texas.

A informação foi conhecida através da conta no Twitter do Instituto Nacional de Migração.

A agência mexicana disse que nenhuma identificação foi encontrada em dois dos corpos, mas um terceiro carregava documentos indicando que ele era da Nicarágua.

Além disso, três migrantes foram encontrados vivos, mas incapazes de continuar atravessando o rio devido às baixas temperaturas da água e fortes correntes. Uma mulher, uma menina de 2 anos e um menino de 8 anos, todos de Honduras, foram resgatados. Após o resgate, eles foram levados para um abrigo na cidade fronteiriça de Piedras Negras.

Este é o último incidente de uma série de mortes de migrantes no México. Na semana passada, sete migrantes morreram e 24 ficaram feridos quando um ônibus caiu de um penhasco no estado de San Luis Potosí, no norte do México. Entre os mortos estava uma mulher grávida, e dois dos feridos eram menores de idade.

A nacionalidade dos sete mortos ainda não foi divulgada, mas dos que sobreviveram, 11 eram de El Salvador, sete de Honduras e quatro de Cuba. Um panamenho e um mexicano também ficaram feridos.

Frequentemente, os contrabandistas de migrantes usam caminhões de carga e ônibus para atravessar o México a caminho dos Estados Unidos.

Na terça-feira passada, as autoridades do estado de Veracruz informaram que seis migrantes se afogaram na costa daquele estado no Golfo do México e que um deles estava desaparecido. Aparentemente eram todos de Honduras. Às vezes, os contrabandistas levam os migrantes em barcos abertos pelo golfo para evitar os postos de controle de imigração nas rodovias.

Quatro migrantes, também hondurenhos, foram retirados vivos do oceano depois que seu barco de 7 metros aparentemente virou na costa.

Os migrantes geralmente cruzam os rios da fronteira a pé, nadando ou de jangada e barco para chegar aos Estados Unidos.

Fontes