Saltar para o conteúdo

Alberto, primeiro ciclone tropical do Atlântico em 2024, é nomeado e deve atingir o México

Fonte: Wikinotícias

19 de junho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A provável trajetória de Alberto

O NHC dos Estados Unidos nomeou no meio desta manhã (horário local) Alberto, o primeiro ciclone tropical da temporada do Atlântico em 2024. O sistema é por ora uma tempestade tropical, com ventos sustentados de cerca de 65km/h, que se estima que alcancem 75km/h nas próximas horas. As rajadas podem passar de 100.

"Alberto é um sistema muito grande que causará chuvas, inundações costeiras e ventos impactantes que se estendem para longe do centro", enfatizou o NHC em sua conta na rede social X, emitindo alertas para o México, Texas e a porção norte da América Central.

O ciclone deve chegar ao México e tocar terra perto da cidade costeira de Tampico, no estado de Taumalipas, entre esta noite e as primeiras horas da manhã de quinta-feira. Seguirá depois para o centro mexicano, rumo a San Luis Potosí, onde deve chegar rebaixado para uma depressão tropical ou baixa remanescente.

O Conágua Clima do México emitiu um alerta para chuvas fortes, isoladamente torrenciais, nos estados de Coahuila, Nuevo León, Tamaulipas, Veracruz, San Luis Potosí, Hidalgo, Puebla, Zacatecas e Querétaro, Oaxaca, Chiapas, Tabasco, Campeche e Quintana Roo - o que significa quase metade do país. O NHC enfatizou que Coahuila, Nuevo León, Tamaulipas podem ser especialmente atingidos e há riscos para inundações e deslizamentos de terra.

No Texas

De acordo com o aviso do NHC, ventos são esperados na costa do Texas, além de fortes chuvas em quase toda região sul do estado.

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]