Pelo menos 1.307 médicos cubanos deixaram o Brasil

Fonte: Wikinotícias

27 de novembro de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) confirmou que 1.307 profissionais cubanos, do programa Mais Médicos, já deixaram o Brasil rumo à Cuba. De acordo com a entidade, sete vôos partiram e outros estão previstos nos próximos dias.

Os médicos atuavam em 16 Distritos de Saúde Especiais Indígenas e em 733 municípios em 26 estados. No momento, ainda não havia saída do estado do Acre, no norte do país.

No último dia 14, o Ministério da Saúde de Cuba anunciou o rompimento do acordo de cooperação com o programa Mais Médicos por discordar com as exigências do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Desde então, os médicos cubanos começaram o processo de regresso à Cuba.

A cooperação internacional com a OPAS para o programa Mais Médicos foi aprovada em 2013. A lei permitiu a existência do acordo de cooperação internacional, na qual estabeleceu que a OPAS seria a articuladora entre o Brasil e Cuba. O número de médicos cubanos já vinha sendo reduzido gradualmente nos últimos cinco anos, de um total de mais de 11 mil para cerca de 8,3 mil.

Fontes