Pegada hídrica portuguesa das mais elevadas por habitante

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Amazônia
Outras notícias sobre o meio-ambiente


27 de fevereiro de 2010


O relatório "Pegada Hídrica em Portugal" divulgado no Instituto Superior de Agronomia pela WWF, aponta Portugal como um dos países com maior pegada hídrica. No relatório, Portugal ocupa a sexta posição entre 140 países, uma situação principalmente causada pela baixa eficiência do sector agrícola.

De acordo com o estudo, cada português é responsável pela utilização de 2,264 metros cúbicos de água por ano, o equivalente a 6203 litros diários por pessoa. Estes valores reflectem a pouca eficiência do sector agrícola nacional, que representa 82% da procura da água, conjuntamente com a dependência dos bens agrícolas importados de Espanha, e as diferenças geográficas internas, com problemas de escassez de água a Sul. Portugal é apenas superado por Grécia, Itália, Espanha e Chipre.

Mais de metade da pegada hídrica portuguesa é externa, estando relacionada com os produtos agrícolas importados. A agricultura representa então 82% do consumo de água, seguida pela indústria, com 13%, e o sector doméstico com 5%.


Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati