Pegada hídrica portuguesa das mais elevadas por habitante

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Amazônia
Outras notícias sobre o meio-ambiente


27 de fevereiro de 2010


O relatório "Pegada Hídrica em Portugal" divulgado no Instituto Superior de Agronomia pela WWF, aponta Portugal como um dos países com maior pegada hídrica. No relatório, Portugal ocupa a sexta posição entre 140 países, uma situação principalmente causada pela baixa eficiência do sector agrícola.

De acordo com o estudo, cada português é responsável pela utilização de 2,264 metros cúbicos de água por ano, o equivalente a 6203 litros diários por pessoa. Estes valores reflectem a pouca eficiência do sector agrícola nacional, que representa 82% da procura da água, conjuntamente com a dependência dos bens agrícolas importados de Espanha, e as diferenças geográficas internas, com problemas de escassez de água a Sul. Portugal é apenas superado por Grécia, Itália, Espanha e Chipre.

Mais de metade da pegada hídrica portuguesa é externa, estando relacionada com os produtos agrícolas importados. A agricultura representa então 82% do consumo de água, seguida pela indústria, com 13%, e o sector doméstico com 5%.


Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati