Patrulha de fronteira dos EUA detém 700 migrantes no Texas

Fonte: Wikinotícias

9 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um grupo de 704 imigrantes foi detido na quinta-feira em Eagle Pass, depois de cruzar o Rio Grande do México para o Texas, nos Estados Unidos.

A Patrulha de Controle de Fronteiras (CBP) informou em comunicado que os imigrantes foram detectados por agentes do setor de Del Río, logo após fazerem sua incursão não autorizada.

O grupo era formado por 535 cubanos, 74 nicaraguenses, 49 colombianos, 31 dominicanos, nove peruanos, três equatorianos e três mexicanos. Entre eles estavam 12 crianças desacompanhadas. Todos foram levados para o centro de processamento mais próximo.

Atualmente, uma batalha legal está sendo travada nos Estados Unidos entre o governo do presidente Joe Biden, em sua intenção de derrubar o Título 42, que habilita agentes de fronteira a devolver migrantes em busca de asilo, e juízes federais que insistem em manter a medida aplicada. A medida surgiu sob a administração do republicano Donald Trump.

O CBP informou que desde o atual ano fiscal, iniciado em 1º de outubro, o setor de Del Rio acumula quase 90% de todos os grandes grupos detectados pela Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos.

Fontes