Biden se reúne com López Obrador, do México

Fonte: Wikinotícias
López e Biden

17 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos EUA, Joe Biden, se reúne na sexta-feira com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, à margem da conferência de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, ou APEC, em São Francisco.

Num comunicado, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que os dois líderes discutirão “os esforços em curso para fortalecer a relação bilateral EUA-México e abordar questões de preocupação comum”.

No mês passado, as autoridades norte-americanas e mexicanas concentraram-se fortemente na questão do tráfico de fentanil entre as duas nações e espera-se que isso também esteja na agenda da reunião de sexta-feira.

Os dois líderes irão certamente discutir o comércio, uma vez que este ano o México se tornou o principal parceiro comercial dos EUA, tendo no ano passado trocado mais de 860 bilhões de dólares em bens e serviços, um recorde histórico.

A Associated Press relata que López Obrador disse que também aproveitaria a reunião de sexta-feira para defender o caso de Cuba e instaria Biden a retomar o diálogo com a nação insular e acabar com as sanções.

Biden reuniu-se com o presidente Xi Jinping na quarta-feira. O presidente terá uma última reunião de líderes na sexta-feira, onde transferirá formalmente a presidência da APEC para a presidente peruana, Dina Boluarte.

Fontes