Partido do primeiro-ministro Shinzo Abe alcança vitória nas eleições parlamentares japonesas

Fonte: Wikinotícias
Shinzo Abe, primeiro-ministro japonês.
Imagem: Stemoc.

Tóquio, Japão • 15 de dezembro de 2014

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O conservador Partido Liberal Democrata (PLD) do primeiro-ministro japonês, Shinzō Abe, tornou-se o vencedor das eleições antecipadas realizadas no domingo (14).

O PLD já obteve 253 dos 475 assentos que compõe a Câmara Baixa da Dieta do Japão melhorando seus resultados nas eleições de 2012. Seu aliado, o partido budista Novo Komeito obteria entre 31 e 36 assentos, o que iguala os resultados à anterior jornada eleitoral. Com estes resultados, a coalizão governista poderá governar com comodidade a maioria absoluta (de 266 deputados).

Na mudança, o opositor Partido Democrático obteve entre 61 e 87 assentos, o que melhoraria seu resultado desastroso em 2012, quando perdeu o poder. Da mesma forma o Partido Comunista poderá aumentar até 24 assentos, triplicando sua força política.

Devido à pouco interesse do povo japonês na política, o nível de abstencionismo nas eleições foi altíssimo (com uma participação dos 52,4%).

A vitória nas eleições antecipadas supõe um selo de aprovação para execução das medidas econômicas (chamadas "Abenomics"), que resgatariam a golpeada economia que está sofrendo uma deflação com estímulos fiscais, flexibilização monetária e uma substancial investimento público. Da mesma forma, com a vitória de Abe supõe um apoio às medidas de caratér nacionalista, vistas com receio pela Coreia (do Norte ou Sul?) e China.

Fontes