Participação massiva nas eleições da Etiópia

Fonte: Wikinotícias

17 de maio de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Conselho Nacional de Eleições da Etiópia qualificou as eleições realizadas 15 de maio passado como pacíficas, felicitando a todos os participantes. É a terceira vez que se celebram eleições pluripartidárias na Etiópia, em toda sua história, e a primeira vez à que assistem observadores internacionais. Segundo as autoridades eleitorais, a taxa de participação foi do 90% e em alguns lugares os centros eleitorais tiveram que ficar abertos até as 5h do dia seguinte.

Nos lugares onde foi impossível votar por razões atribuíveis ao Conselho Nacional de Eleições, se distribuirá novo material para que os interessados possam votar durante a semana.

Se estima que os resultados oficiais estarão disponíveis em cinco dias. E os definitivos na primeira quinzena de junho.

Durante as últimas horas, representantes do governo anunciaram ter obtido maioria absoluta no parlamento apesar de uma vitória da oposição na capital. Por sua vez, a oposição acusa às autoridades eleitorais de ter impedido a inscrição dos partidos de oposição para fazer campanha em zonas remotas, razão pela que se distribuíram papeletas eleitorais que unicamente continham a opção do governo.

Fontes