Papa Francisco afirma que "Cuba é um símbolo"
13 de julho de 2022
No mesmo dia que marcou um ano dos maiores protestos na ilha caribenha desde que o agora falecido Fidel Castro chegou ao poder em 1959, o Papa Francisco disse que Cuba é “um símbolo.”
“Cuba é um símbolo. Cuba tem uma história”, disse o Sumo Pontífice em entrevista à Univisión, embora não tenha dado detalhes sobre o assunto.
O Papa disse estar feliz com seu papel de mediador quando, em 2016, o então presidente Barack Obama visitou Cuba e apertou a mão do então presidente Raúl Castro, o que marcou um marco nas relações bilaterais entre as duas nações.
“Eu amo muito o povo cubano, eu os amo muito”, disse o Papa Francisco, observando que mantém boas relações com os cubanos em geral. “Confesso também que com Raúl Castro tenho uma relação humana”, afirmou.
O papa rejeitou como ultrapassadas as acusações contra ele por sua suposta filiação comunista.
As marchas de protesto de 11 de julho de 2021 em Cuba terminaram com centenas de detidos, segundo uma organização de direitos humanos focada em assuntos cubanos; O governo confirmou que processou pelo menos mais de 300 pessoas e um jovem foi morto em confrontos com a polícia em Havana.
Fontes
- ((es)) El papa Francisco afirma que "Cuba es un símbolo" — Voz da América, 13 de julho de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |