Papa Bento XVI encerra XX Jornada Mundial da Juventude

Fonte: Wikinotícias
Commons
Commons
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Category:WJT_2005.
XX Jornada Mundial da Juventude em Colônia, Alemanha.

21 de agosto de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Papa Bento XVI neste domingo (21) tomou parte das últimas cerimônias das XX Jornada Mundial da Juventude em Marienfeld, arredores da cidade alemã de Colônia. Cerca de um milhão de pessoas, na maioria jovens católicos oriundos dos cinco continentes, estiveram presentes à missa ao ar livre, depois de agüentar uma madrugada fria e úmida.

As Jornadas Mundiais da Juventude foram iniciadas pelo Papa João Paulo II em 1984, em Roma, aproveitando a declaração por parte das Nações Unidas do Ano Mundial da Juventude. Desde então se celebraram reuniões anuais em diferentes países, sempre com a presença do papa. A transmissão televisiva, a música e a grandiosidade das cerimônias constituem um espetáculo que no fundo tem uma finalidade missionária, segundo a Igreja.

Jovens com a bandeira do Brasil durante a XX Jornada Mundial da Juventude.

As Jornadas da Colônia têm um atrativo adicional por tratar-se da primeira visita oficial do recém proclamado Papa Bento XVI a um país estrangeiro, neste caso a Alemanha, de tradição protestante e terra natal do papa.

O papa recebeu líderes políticos nacionais, o jogador brasileiro de futebol Pelé. Ele visitou comunidades muçulmanas e judias, parte de uma política de de aproximação que se tornou habitual. A condenação aos fundamentalismos de qualquer tipo foi a principal mensagem nesses encontros.

A lembrança do papa João Paulo II esteve sempre presente nas mensagens do novo papa. Outro elemento básico é a Cruz da Jornada Mundial da Juventude, que tem estado presente nas celebrações, desde que João Paulo II se entregou aos jovens no Domingo de Ramos de 1984, em Roma.

Ao final da cerimônia, o papa Bento XVI anunciou que a celebração das próximas Jornadas Mundiais da Juventude serão na Austrália, em 2008, daqui a três anos, para permitir que as comunidades católicas locais de todo o mundo se preparem para o evento.

Fontes