PAC: Pirataria

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

7 de fevereiro de 2007

Brasil — O Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) ajudará a combater a pirataria e a diminuir o mercado cinza.

Algumas das medidas do PAC para tecnologia de informação beneficiarão a redução da pirataria e favorecerão a modernização do parque computacional de pequenas e médias empresas.

“Acredito que o principal benefício da isenção de PIS e Cofins aplicada aos desktops se destina às médias e pequenas empresas, que necessitam de um equipamento um pouco mais robusto e acima dos 2,5 mil reais previstos inicialmente. Isso poderá provocar no mercado uma competição e o barateamento dos demais equipamentos”, comenta Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República. Segundo o executivo, já a isenção dos notebooks nesse patamar deverá atacar boa parte do mercado cinza, fomentando, em médio prazo, a competitividade da indústria brasileira.

Em relatório da Fator Corretora, a instituição comenta que o PAC, por estender a desoneração tributária a computadores com preço de até R$ 4.000 (anteriormente era R$ 2.500), "acelerará o processo de universalização do acesso à Internet e reduzirá ainda mais o chamado mercado cinza de PCs, que responde atualmente por aproximadamente 50% das vendas totais".

Fontes