Otan encerra cúpula

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

30 de junho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os líderes da OTAN concluíram sua reunião de três dias em Madri na quinta-feira. O presidente dos EUA, Joe Biden, descreveu a cúpula como “histórica”.

“A última vez que a OTAN redigiu uma nova declaração de missão foi há 12 anos”, disse Biden, referindo-se a um documento também conhecido como Conceito Estratégico da aliança.

“Naquela época, caracterizava a Rússia como parceira e não mencionava a China. O mundo mudou, mudou muito desde então, e a OTAN também está mudando. Nesta cúpula, reunimos nossas alianças para enfrentar tanto as ameaças diretas que a Rússia representa para a Europa quanto os desafios sistêmicos que a China representa para uma ordem mundial baseada em regras. E convidamos dois novos membros para ingressar na OTAN”, disse Biden.

“Ele [Putin] tentou nos enfraquecer, esperava que nossa determinação fosse quebrada, mas está conseguindo exatamente o que não queria”, disse Biden

Na quarta-feira, Putin afirmou que “com a Suécia e a Finlândia, não temos os problemas que temos com a Ucrânia. Eles querem se juntar à Otan, vá em frente", disse ele à televisão estatal russa.

“Mas eles devem entender que não havia ameaça antes, enquanto agora, se contingentes militares e infraestrutura forem implantados lá, teremos que responder na mesma moeda”, alertou.

Fontes