Ortega retira seu embaixador na Espanha alegando pressões “interferentes”

Fonte: Wikinotícias

11 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, ordenou nesta quinta-feira o afastamento de seu embaixador na Espanha, Carlos Midence, de suas funções.

Por meio de uma carta emitida pelo Ministério das Relações Exteriores da Nicarágua ao Ministério das Relações Exteriores da Espanha, o governo Ortega argumentou sua decisão com base em supostas "pressões e ameaças de interferência" contra o diplomata.

“Esta decisão responde à contínua pressão e ameaças intervencionistas sobre nosso embaixador, que impossibilitam o exercício do trabalho diplomático=”, disse o Itamaraty.

A Espanha tem sido um dos países mais críticos ao governo de Ortega, especialmente pelas eleições presidenciais realizadas em novembro de 2021, que ele chamou de “uma zombaria” da democracia.

Em 8 de novembro, um dia depois das votações em Manágua, o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, assegurou que as eleições não foram justas ou livres e observou que os opositores que queriam concorrer no processo foram presos.

Fontes