Orkut pode ser fechado no Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

2 de janeiro de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Na Wikipédia há um artigo sobre Orkut.

Orkut pode ser fechado no Brasil

Tendo em vista os abusos cometidos por usuários no Brasil o site de relacionamento pode ser fechado pela Google que é a mantenedora do sistema.[1]. Segundo o escritório do Google no Brasil a imagem da empresa pode ser abalada por conta destes excessos.

A Polícia Federal e o Ministério Público tem desenvolvido ações para coibir tais atos. Em especial atenção na proteção da criança e adolescente. No combate a pedofilia, prostituição, venda de drogas, calúnia e difamação, bem como todos os conteudos considerados ofensivos e ilegais.

Exemplo para outros processos semelhantes na justiça

Recentemente uma usuária ganhou uma ação e pode ser de exemplo para outros processos semelhantes.[2] A Justiça brasileira tem solicitado ao Google as informações dos usuários criminosos e manutenção dos dados para até o término das investigações em andamento. Em muitas ocasiões o Google se recusa a repassar às autoridades estes dados. Os autores de algumas comunidades necessitam ser reconcedidos para fechamento das investigações. A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de janeiro, Brasil, considera "imprescindível para que fosse apurada a autoria e as demais circunstâncias que envolvem a prática de delitos de incitação e apologia ao crime"[3][4][5]

Apologia ao terrorismo

O Orkut está constantemente envolvido com usuários com conduta ilegal. O sistema tem sido inclusive monitorado por possuir comunidades de simpatizante de Bin Laden e a organização terrorista Al Qaeda.[6].

Veja notícias relacionadas

Fontes