Orkut pode ser fechado no Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

2 de janeiro de 2007

Na Wikipédia há um artigo sobre Orkut.

Orkut pode ser fechado no Brasil

Tendo em vista os abusos cometidos por usuários no Brasil o site de relacionamento pode ser fechado pela Google que é a mantenedora do sistema.[1]. Segundo o escritório do Google no Brasil a imagem da empresa pode ser abalada por conta destes excessos.

A Polícia Federal e o Ministério Público tem desenvolvido ações para coibir tais atos. Em especial atenção na proteção da criança e adolescente. No combate a pedofilia, prostituição, venda de drogas, calúnia e difamação, bem como todos os conteudos considerados ofensivos e ilegais.

Exemplo para outros processos semelhantes na justiça

Recentemente uma usuária ganhou uma ação e pode ser de exemplo para outros processos semelhantes.[2] A Justiça brasileira tem solicitado ao Google as informações dos usuários criminosos e manutenção dos dados para até o término das investigações em andamento. Em muitas ocasiões o Google se recusa a repassar às autoridades estes dados. Os autores de algumas comunidades necessitam ser reconcedidos para fechamento das investigações. A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de janeiro, Brasil, considera "imprescindível para que fosse apurada a autoria e as demais circunstâncias que envolvem a prática de delitos de incitação e apologia ao crime"[3][4][5]

Apologia ao terrorismo

O Orkut está constantemente envolvido com usuários com conduta ilegal. O sistema tem sido inclusive monitorado por possuir comunidades de simpatizante de Bin Laden e a organização terrorista Al Qaeda.[6].

Veja notícias relacionadas

Fontes