Oposição vence eleição legislativa no Japão

Fonte: Wikinotícias

31 de agosto de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Partido Democrático, liderado por Yukio Hatoyama, venceu as eleições legislativas no Japão e colocou fim a 50 anos de hegemonia do Partido Liberal Democrático. O agravamento da crise mundial, muito sentida pela economia japonesa, foi de fundamental importância para as pretensões da oposição.

Yukio Hatoyama, líder do Partido Democrático, vencedor das eleições legislativas no Japão.

Com uma plataforma mais à esquerda, baseada em políticas sociais, o PD conquistou mais de 300 cadeiras das 480 na Câmara Baixa. Hatoyama, que é neto do fundador da fábrica de pneus Bridgestone, deverá ser confirmado como o novo primeiro-ministro quando o Parlamento japonês se reunir, dentro de cerca de duas semanas.


'Demorou, mas finalmente chegamos à linha de largada. Isso de forma alguma significa (chegar ao) destino. Finalmente conseguimos mexer na política, criar um novo tipo de política que irá cumprir as expectativas do povo'

—Yukio Hatoyama

O atual primeiro-ministro, Taro Aso, disse em entrevista coletiva neste domingo que se responsabiliza pela derrota do Partido Liberal Democrático nas eleições, assinalando que vai deixar a liderança do partido.

Fontes