Oposição critica governo da Tanzânia após queda de avião

Fonte: Wikinotícias

7 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Políticos da oposição na Tanzânia estão criticando o governo por sua resposta de emergência a um acidente de avião no domingo no Lago Vitória que deixou 19 pessoas mortas, incluindo os pilotos. As autoridades dizem que estavam se comunicando com os pilotos quando o avião da Precision Air caiu.

Pescadores estavam entre os primeiros a chegar ao local, onde usaram seus pequenos barcos para tentar resgatar pessoas no avião.

Falando à BBC, o pescador Majaliwa Jackson – que foi um dos primeiros a chegar – disse que tentou salvar os pilotos que estavam presos na cabine. Ele foi rebatido por um servidor público que disse que já estavam em comunicação com os pilotos e que não havia vazamento de água na cabine.

Os políticos da oposição da Tanzânia estão criticando as autoridades, dizendo que uma resposta mais rápida ao incidente poderia ter salvado vidas.

James Mbatia, líder do partido da oposição, questionou se a resposta teria sido diferente se o avião estivesse transportando líderes do governo. Ele acrescentou que as mortes não foram "a vontade de Deus", mas foram devido à "negligência".

Philbert Macheyeki, político de oposição, disse que o incidente envergonhou o país nos sistemas de emergência e resgate, e os responsáveis devem ser responsabilizados.

Innocent Bashungwa, ministro da Defesa, respondeu às preocupações do público sobre a necessidade de fortalecer o sistema de resgate, dizendo que o governo trabalhará no assunto.

Na segunda-feira, um serviço fúnebre para as 19 vítimas foi realizado no Estádio Kaitaba, em Bukoba. O primeiro-ministro da Tanzânia, Kassim Majaliwa, estava entre as centenas de pessoas que compareceram ao culto.

Enquanto isso, as autoridades dizem que uma extensa investigação será realizada para estabelecer a causa do acidente.

Fontes