Olimpíada Internacional de matemática começa nesta segunda, no Rio

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

17 de julho de 2017

A 58ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática foi aberta nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. É a primeira vez que a IMO (sigla em inglês) é realizada no Brasil e América Latina. Para o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que organiza o evento, Marcelo Viana, isso aumenta a responsabilidade dos seis representantes brasileiros no certame, mas "não diminui a vontade de vencer". Participam da competição, que termina no próximo domingo (23), 623 estudantes do ensino médio de 112 países.

As provas serão feitas amanhã (18) e na quarta-feira (19). Serão seis questões no total, três a cada dia para serem resolvidas. Cada questão pode ter, no máximo, sete pontos. “A pontuação perfeita é 42 para quem gabarita”, destacou Marcelo Viana. Dois brasileiros já fizeram a pontuação perfeita e ganharam medalha de ouro em IMOs anteriores: Nicolau Corção Saldanha, em 1981, nos Estados Unidos; e Ralph Costa Teixeira, em 1987, em Cuba, informou o diretor-geral do IMPA.

Fonte

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com