Oeste da Europa lida com terceira tempestade em menos de uma semana

Fonte: Wikinotícias
Consulte mais informações sobre clima e meteorologia em : Clima e tempo em destaque

21 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os serviços meteorológicos do oeste da Europa nomearam três tempestades entre os dias 14 e 19 de janeiro, Fien, Gérard e Hannelore. A nomeação de tempestades, geralmente áreas de baixa pressão que se formam no Atlântico Norte, é feita anualmente durante a chamada temporada de tempestades de vento na Europa de 2022-2023.

"Hannelore é a oitava [tempestade] de grande impacto da temporada 2022/2023", explicou o meteorologista Alfredo Graça no portal Tempo da rede Meteored.

Fien

Foi nomeada pelo AEMET da Espanha no dia 14. A formação ocorreu dentro de uma ampla e extensa região de baixa pressão centrada nas Ilhas Britânicas e que cobriu grande parte do continente europeu e do Mediterrâneo ocidental. Na Espanha causou ventos intensos, forte agitação marítima, chuvas fortes e queda de neve, principalmente no norte do país.

Gérard

Foi nomeada pelo Météo-France no dia 15 passado e atingiu a França com ventos com força de furacão, reporta o Accu Weather. Em Finistère, na região da Bretanha foram registradas rajadas de mais de 113 km/h. Além disto houve chuvas fortes e nevascas.

O evento levou ao cancelamento de voos e 90 mil franceses ficaram sem luz entre o domingo e a segunda-feira passadas.

Hannelore

O sistema - um ciclone polar - foi nomeado pelo Météo-France no dia 19, com o órgão alertando para nevascas e ventos com rajadas que podiam chegar a 100 km/h na costa da Aquitânia e nos países do Mediterrâneo entre ontem e hoje.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes