Oeste da Europa lida com terceira tempestade em menos de uma semana

Fonte: Wikinotícias
Consulte mais informações sobre clima e meteorologia em: Clima e tempo em destaque

21 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os serviços meteorológicos do oeste da Europa nomearam três tempestades entre os dias 14 e 19 de janeiro, Fien, Gérard e Hannelore. A nomeação de tempestades, geralmente áreas de baixa pressão que se formam no Atlântico Norte, é feita anualmente durante a chamada temporada de tempestades de vento na Europa de 2022-2023.

"Hannelore é a oitava [tempestade] de grande impacto da temporada 2022/2023", explicou o meteorologista Alfredo Graça no portal Tempo da rede Meteored.

Fien

Foi nomeada pelo AEMET da Espanha no dia 14. A formação ocorreu dentro de uma ampla e extensa região de baixa pressão centrada nas Ilhas Britânicas e que cobriu grande parte do continente europeu e do Mediterrâneo ocidental. Na Espanha causou ventos intensos, forte agitação marítima, chuvas fortes e queda de neve, principalmente no norte do país.

Gérard

Foi nomeada pelo Météo-France no dia 15 passado e atingiu a França com ventos com força de furacão, reporta o Accu Weather. Em Finistère, na região da Bretanha foram registradas rajadas de mais de 113 km/h. Além disto houve chuvas fortes e nevascas.

O evento levou ao cancelamento de voos e 90 mil franceses ficaram sem luz entre o domingo e a segunda-feira passadas.

Hannelore

O sistema - um ciclone polar - foi nomeado pelo Météo-France no dia 19, com o órgão alertando para nevascas e ventos com rajadas que podiam chegar a 100 km/h na costa da Aquitânia e nos países do Mediterrâneo entre ontem e hoje.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes