Ocorreu o primeiro debate entre os candidatos à Eleição Presidencial Brasileira de 2006

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

15 de agosto de 2006

Brasil


Ocorreu ontem o primeiro debate entre os candidatos à presidência da república. A TV Bandeirantes organizou e transmitiu o debate, iniciado às 22 horas de ontem, horário de Brasília (01:00 de hoje, UTC). Também exibiram o debate a BandNews, as rádios Bandeirantes e BandNews FM e o portal na internet IG, que disponibiliza o debate a qualquer hora em seu site. O debate foi mediado pelo jornalista Ricardo Boechat com os principais candidatos à Presidência da República: Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL), Cristovam Buarque (PDT), José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL).

Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, faltou ao debate. A produção manteve no cenário a cadeira vazia destinada ao presidente. O candidato do PCO Rui Costa Pimenta não foi convidado.

No primeiro bloco cada candidato respondeu a uma mesma pergunta feita pela produção da rede bandeirantes a partir de enquetes realizadas no Portal IG. No segundo e terceiro blocos os candidatos fizeram perguntas uns aos outros. No quarto bloco três jornalistas, Franklim Martins, Joelmir Beting e José Paulo de Andrade, fizeram perguntas a um candidato e pediram para que outro candidato comentasse a resposta do adversário. O quinto e último bloco foi anunciado por Boechat como o momento no qual “os candidatos vão falar com você, eleitor".

Ao final do debate os candidatos cumprimentaram a Rede Bandeirantes, destacaram a importância do debate, mas observaram que o tempo foi curto. Boechat disse que o debate “foi a melhor oportunidade que os eleitores tiveram de acompanhar um confronto, ainda que limitado pelas regras que os próprios partidos impõe e que a justiça eleitoral impõe”.

Horário político

Hoje começa o horário político obrigatório nas redes de rádio e TV. Os candidatos à presidência farão seus programas às terças-feiras, quintas-feiras e sábados. Geraldo Alckmin terá mais tempo de exibição, 10 minutos e 22 segundos, enquanto Lula terá 7'21" e Cristóvam Buarque 02'23". Os demais candidatos terão pouco mais de um minuto.

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador. Veja a página de discussão para mais detalhes.

Fontes