Obama recebe líder do Partido Comunista Vietnamita

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

10 de julho de 2015

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebe hoje, na Casa Branca, o líder do Partido Comunista do Vietname, num esforço de fortalecimento das relações entre os dois ex-inimigos.

A visita do Secretário-Geral Nguyen Phu Trong, a primeira de sempre de um líder comunista vietnamita, acontece pouco depois do 40º aniversário do fim da Guerra do Vietname.

Um comunicado da Casa Branca indica que além de discutir o fortalecimento de laços bilaterais, Obama está a aberto a abordar questões como a parceria Trans-Pacífico, os direitos humanos, e a cooperação na área de defesa.

Trong é uma das figuras mais influentes do Vietname, mas não foi eleito e não possui nenhuma posição oficial do governo, o que torna a reunião com o presidente Obama foram do comum.

Grupos de direitos humanos e legisladores pedem a Obama para continuar a pressionar o Vietname para melhorar o seu histórico de direitos humanos. Outros questionam se Obama deveria mesmo receber Trong na Casa Branca.

As relações entre os dois países foram normalizadas há 20 anos e têm registado uma aproximação face às crescentes tensões regionais envolvendo a China no Mar da China Meridional.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati