Obama prepara anúncio de programa de combate à pobreza em países em desenvolvimento

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

19 de maio de 2012


Brasília - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve anunciar ainda hoje (18) uma ação coordenada entre as iniciativas pública e privada para ajudar 50 milhões de pessoas, que vivem na pobreza nos países em desenvolvimento. O objetivo é colaborar com a distribuição de alimentos nesses países.

A iniciativa ocorre no momento em que os presidentes e primeiros-ministros do G8 (Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Japão e Rússia) se reúnem, em Camps David (residência oficial do presidente norte-americano), a pouco mais de 100 quilômetros de Washington.

A ação anunciada por Obama é denominada Nova Aliança para a Segurança Alimentar e Nutricional, que será implementada ao longo de dez anos, por meio de uma série de medidas. A iniciativa deve reunir 45 empresas privadas. Uma das propostas é investir US$ 3 milhões para incentivar as atividades dos pequenos agricultores, nos países pobres.

Em 2009, quando o G8 prometeu mais de US$ 20 bilhões para um período de três anos. Na ocasião, os líderes disseram que o objetivo era melhorar o acesso aos alimentos para os africanos e outros povos atingidos pela alta de preços e pelos problemas da economia mundial.

Fontes