OTAN diminuirá forças no Afeganistão e acompanhará retirada dos EUA
15 de abril de 2021
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) diz que retirará todas as suas tropas do Afeganistão, cumprindo a promessa dos Estados Unidos (EUA) de fazer o mesmo.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, após se reunir na quarta-feira com o Secretário de Estado dos EUA Anthony Blinken e o Secretário de Defesa Lloyd Austin, anunciou em uma entrevista coletiva que cerca de 7.000 soldados da OTAN seriam retirados.
"Começaremos a retirada das forças de Apoio à Resolução da OTAN em 1º de maio", disse Stoltenberg. “Planejamos concluir a retirada de todas as nossas tropas dentro de alguns meses.
"Fomos para o Afeganistão juntos, ajustamos nossa postura juntos e estamos unidos para sairmos juntos", disse ele, acrescentando que qualquer ataque à retirada das forças da OTAN atrairia uma resposta firme e enérgica da aliança.
Notícias Relacionadas
- Os EUA não podem justificar a manutenção de tropas no Afeganistão
- Afeganistão quer mais mulheres policiais e soldados
Fonte
- ((en)) NATO to Cut Forces in Afghanistan, Match US Withdrawal — Voz da América, 14 de abril de 2021
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |