ONU diz que mais de 700.000 sudaneses foram deslocados internamente

Fonte: Wikinotícias

10 de Maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A agência de refugiados das Nações Unidas diz que mais de 700.000 sudaneses fugiram de suas casas desde que a violência eclodiu no mês passado entre duas facções armadas que lutam pelo controle da nação do norte da África.

O número atualizado, fornecido na terça-feira pela Organização Internacional para Migração da ONU, é mais do que o dobro dos 334.000 deslocados internos que a agência relatou na semana passada.

A OIM disse que mais 100.000 sudaneses fugiram do país.

Os novos números foram divulgados um dia depois que os enviados de ambas as facções em guerra se reuniram para um terceiro dia de negociações em Jeddah, na Arábia Saudita.

As negociações visam permitir que a ajuda humanitária chegue a centenas de milhares que precisam de comida, abrigo e assistência médica em Cartum e outras cidades sudanesas após mais de três semanas de combates.

O reino saudita já prometeu que fornecerá ao Sudão US$ 100 milhões em ajuda.

Os combates entre os militares do Sudão, liderados pelo general Abdel Fattah al-Burhan, e as Forças de Apoio Rápido paramilitares, lideradas pelo general Mohammed Hamdan Dagalo, eclodiram em 15 de abril.

Repetidos acordos de cessar-fogo falharam em encerrar o conflito ou mesmo em reduzir a violência. Testemunhas oculares na capital do Sudão, Cartum, disseram à VOA que ouviram novos tiros e um ataque aéreo na cidade na segunda-feira dentro e ao redor do centro da cidade.

Uma autoridade saudita disse à Agence France-Presse na segunda-feira que as negociações em Jeddah não renderam "nenhum grande progresso" até agora. A autoridade disse que "um cessar-fogo permanente não está sobre a mesa. Cada lado acredita que é capaz de vencer a batalha.”

Fontes