OMS informa que dois terços das amostras do vírus mortal já foram destruídas
16 de abril de 2005
A OMS informa que dois terços das amostras de vírus enviadas por engano para vários laboratórios espalhados pelo mundo, já foram destruídos.
Klaus Stohr, chefe do programa de gripe da OMS afirmou em entrevista coletiva concedida em Genebra: "Dois terços desse material foram destruídos e o resto do material, esperamos, também será destruído em breve".
A maior parte dos laboratórios que recebeu o vírus fica nos Estados Unidos da América. Laboratórios de 17 países, espalhados praticamente por todos os cantos do mundo receberam a amostra equivocada.
Os laboratórios que ficam no Brasil afirmaram que já destruíram as amostras do vírus mortal que receberam e que não existe mais perigo.
Alemanha, Bélgica, Canadá, Chile, Coréia do Sul, França, Hong Kong, Itália, Singapura e Taiwan também destruíram suas amostras. México e Líbano dizem que não acusaram o recebimento das amostras do vírus.
Fontes
- Stephanie Nebehay. Dois terços de amostras de vírus mortal foram destruídos--OMS — Reuters, 16 de abril de 2005
- ERICA BULMAN Associated Press Writer. WHO: Virus Sent to Mexico, Lebanon Missing — ABC News, April 15
- International response to the distribution of a H2N2 influenza virus for laboratory testing [inativa] — World Health Organization, April 12. Página visitada em 16 de abril de 2005
. Arquivada em 13 de abril de 2005
- Mark Oliver. Labs scramble to destroy deadly flu virus — The Guardian, April 13
- Governo garante que amostras de vírus letal já foram destruídas [inativa] — O Estado de São Paulo, 13 de abril de 2005. Página visitada em 16 de abril de 2005
. Arquivada em 12 de dezembro de 2005