OEA rejeita eleições convocadas na Venezuela
17 de novembro de 2020
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, garantiu nesta terça-feira que as eleições de 6 de dezembro, convocadas por Nicolás Maduro para escolher os novos membros da Assembleia Nacional, supõem “mais um mecanismo de impunidade” e defendeu que “os usurpadores devem ir embora”.
O chefe da OEA também destacou que estas eleições não contam com o apoio da comunidade internacional já que o presidente em disputa da Venezuela "está deslegitimado".
“As eleições são outro mecanismo de impunidade, os usurpadores devem sair e ser julgados por seus crimes”, disse Almagro.
O secretário-geral participou do fórum virtual "América Latina: agora ou nunca?" para abordar a situação no Hemisfério Ocidental e os desafios do futuro em um contexto como o da crise do coronavírus.
A questão venezuelana tomou grande parte do discurso de Almagro. Ele denunciou que a situação no país sul-americano é insustentável e que são as pessoas que sofrem diretamente as consequências da gestão do Palácio Miraflores.
“Cada dia a mais da ditadura venezuelana significa mais fome, mais doenças e significa menos justiça e mais impunidade para os ditadores”, acrescentou ao respeito.
Sobre o assunto, lembrou que “não há caso semelhante na comunidade internacional” e que Maduro e grande parte dos governantes em disputa são acusados de “corrupção, narcotráfico e crimes contra a humanidade”.
“Na OEA devemos ser claros: devemos rejeitar essa ideia e qualquer indício que exista de que alguém valide ou normalize as relações com as ditaduras de Cuba, Nicarágua e Venezuela”, insistiu.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
La OEA rechaza elecciones convocadas en Venezuela: "Son un mecanismo más de impunidad" de Maduro— Voice of America, 17 de novembro de 2020
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|