OEA: "A Colômbia mostrou ao mundo seu verdadeiro compromisso com os migrantes"
13 de março de 2021
O Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou nesta sexta-feira que “a Colômbia mostrou ao mundo seu verdadeiro compromisso com os migrantes”, durante um fórum em que se discutiu o estatuto para a proteção dos migrantes, proposta pelo governo colombiano que visa regularizar essas pessoas que deixaram o país vizinho.
Este “gesto deve servir de exemplo a nível regional e global, em situações semelhantes em outras partes do planeta”, disse Almagro.
O secretário classificou a proposta da Colômbia como uma "decisão corajosa" e afirmou que oferecerá proteção a esses imigrantes, mas, ao mesmo tempo, eles adquirem uma série de direitos e obrigações que devem cumprir.
Ele também pediu a luta "contra a discriminação e a xenofobia".
Por sua vez, o Presidente da Colômbia, Iván Duque, destacou que “hoje se vive a crise migratória e humanitária mais grave do mundo”.
Ele reiterou que cerca de 900.000 imigrantes estão em seu país "em uma situação de invisibilidade" e que está ocorrendo um fenômeno migratório que não é temporário.
Por isso, insistiu que o novo mecanismo proposto por seu governo visa "torná-los visíveis, entregando-lhes a carteira do Estatuto de Proteção Temporária, com foto, com registro, com biometria" para que seus direitos sejam garantidos.
Com este estatuto, “estaremos corrigindo muitas coisas para sermos uma referência para a humanidade”, disse o presidente colombiano.
Com a regularização dos imigrantes, segundo Duque, “a concorrência desleal em matéria trabalhista” e os abusos são totalmente eliminados. O serviço de saúde é melhorado e é possível proceder judicialmente com mais segurança se cometerem um crime.
Fontes
- OEA: "Colombia le ha demostrado al mundo su compromiso real con los migrantes" — Voz da América, 13 de março de 2021
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |