Novo terremoto na Turquia mata 1 e fere 110

Fonte: Wikinotícias

27 de fevereiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu o sudeste da Turquia na segunda-feira, matando uma pessoa, ferindo pelo menos 110 e causando o colapso de vários edifícios já danificados.

O novo tremor ocorreu três semanas depois que um tremor de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria e matou mais de 50.000 pessoas.

Autoridades turcas disseram que equipes de resgate foram mobilizadas imediatamente na segunda-feira para resgatar pessoas dos escombros. Yesilyurt, na província de Malatya, foi o centro do novo terremoto.

Yunus Sezer, chefe da Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD), disse que equipes de busca e resgate foram enviadas para cinco prédios.

A região teve quatro terremotos nas últimas três semanas, bem como mais de 10.000 tremores secundários, de acordo com o diretor geral de terremotos e redução de riscos da AFAD, Orhan Tatar.

Espera-se que os terremotos tenham um impacto nas próximas eleições da Turquia. O atual presidente Recep Tayyip Erdoğan está concorrendo a outro mandato e enfrenta o que se espera ser uma eleição difícil em junho.

Os críticos acusam o governo de ser muito lento para responder à emergência inicial do terremoto e os partidos da oposição disseram que o governo de Erdoğan é responsável pela extensão do desastre, devido ao seu fracasso em aplicar os regulamentos de construção.

Em entrevista coletiva na segunda-feira, Erdoğan reconheceu que a resposta de seu governo foi considerada insuficiente por muitos.

“Nos primeiros dias, não conseguimos realizar o trabalho com a eficiência que queríamos em [a cidade de] Adiyaman, por motivos como o impacto destrutivo dos tremores, clima adverso e desafios devido à infraestrutura danificada”, disse ele.

O presidente disse que a reconstrução de 309.000 casas danificadas começará em breve. Ele disse que em março e abril também serão iniciadas a construção de 234.000 novas residências, além da construção de infraestrutura, centros médicos e parques.

Durante o grande terremoto de 6 de fevereiro, 173.000 edifícios na Turquia desabaram ou foram severamente danificados, tornando-se o pior desastre na história moderna do país.

Após este último tremor, a AFAD emitiu um aviso no Twitter dizendo às pessoas para não entrar ou ficar perto de prédios danificados na zona do terremoto.

Fontes