Novo terremoto atinge a Indonésia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa do epicentro do terremoto - US National Oceanic and Atmospheric Administration.

28 de março de 2005

O Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos da América (United States Geological Survey - USGS) informou que um terremoto de 8,7 de magnitude atingiu a região norte de Sumatra, na Indonésia. O porta-voz do governo disse que pelo menos 290 pessoas morreram na ilha de Nias. Agências de notícias dizem que o número de mortos está entre 1.000 e 2.000.

O tremor aconteceu às 11:09 ET (16:09 GMT), e é considerado um grande terremoto. O terremoto ocorreu próximo à superfície terrestre, dentro da faixa de 50 quilômetros do topo da crosta. Terremotos "rasos", que acontecem próximo à superfície, têm mais chances de causar um tsunami. Terremotos que acontecem próximo à superfície são capazes de alterar mais facilmente o chão do oceano, o que pode levar à formação de um tsunami.

O USGS originalmente tinha estimado a magnitude do terremoto em 8,2 às 2:37 ET - 7:37 GMT. Todavia, a Agência Meteorológica do Japão mediu a magnitude do terremoto em 8,5. Um nova estimativa do USGS fez com que o valor calculado do tremor subisse para 8,7.

O grande terremoto de dezembro passado, foi medido inicialmente pelo USGS como 8,1, mas futuramente foi atualizado para valores na faixa de 9,1 a 9,3 em fevereiro de 2005.

Às 16:29 UTC, um boletim informativo de Tsunami número 001 foi liberado pela Central de Avisos de Tsunami do Pacífico (Pacific Tsunami Warning Center), informando que não há nenhum perigo para as regiões litorâneas do Pacífico, mas advertiu para a possibilidade de tsunamis destrutivos em águas próximas à origem do terremoto.

Após os tremores os instrumentos do USGS próximos as ilhas Cocos registraram um pequeno tsunami. Segundo o canal de televisão da BBC foi visto um pequeno tsunami de 10 cm perto da costa da Indonésia.

Várias pessoas que sentiram o terremoto se deslocaram para áreas elevadas. O Sri Lanka emitiu uma ordem da evacuação. Residentes de Banda Aceh, Indonésia, uma das cidades devastadas pelo tsunami de dezembro, estão a fugir também para regiões mais altas. Desde 26 de dezembro têm ocorrido pequenos tremores, entretanto o que ocorreu agora há pouco foi bem maior.

A Tailândia, que foi criticada devido a sua suposta falha em alertar os cidadãos sobre os perigos do tsunami em dezembro de 2004, desta vez emitiu alerta sobre a possibilidade da ocorrência de um tsunami nas províncias do sul do país.

Até as 19:45 UTC não havia nenhum relatório danos ou de ocorrência de um tsunami.

Segundo a Central de Avisos de Tsunami do Pacífico um tsunami pode ocorrer até três horas depois da ocorrência de um terremoto. Não há temores agora de que haja um tsunami.

Este terremoto ocorreu próximo a mesma região em que ocorreu o tremor de 26 de dezembro de 2004 e que originou o grande tsunami que atingiu vários países e vitimou inúmeras pessoas.

O professor de geologia do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Kerry Sieh, disse:"Este parece ser o irmão gêmeo do terremoto de 26 de dezembro. Não é uma réplica. Ele ocorreu um pouquinho mais ao sul. Mas é o mesmo tipo de terremoto."

Novos tremores

Segundo as agências de notícias Reuters e Associated Press, foram registrados novos tremores de até 6,3 na escalar Richter, nesta quarta-feira, medidos pelo observatório de Hong Kong. Não há informações sobre danos ou vítimas.

Fontes