Novo Concurso de Recenseadores do IBGE

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 1 de junho de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Entre os dias 30 de junho até 06 de julho, estarão abertas inscrições gratuitas para 4.403 vagas de recenseadores do IBGE em nove estados do Brasil.

Os contratos das vagas temporárias poderão chegar até 3 meses, sendo que estas vagas só serão oferecidas nos seguintes estados: Rondônia, Pará, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás. A íntegra do Edital, o quadro de vagas por município, bem como os endereços dos locais de inscrição estão disponíveis no link do IBGE[1]

As inscrições são gratuitas, mas devem ser realizadas diretamente nos postos do IBGE que constam no Edital, pois na página do IBGE só é possível realizar a impressão da ficha de inscrição que só terá validade após ser carimbada nos respectivos postos dos municípos que oferecem as vagas de recenseador. A prova objetiva será aplicada no dia 10/06 (domingo), com divulgação de resultados no dia seguinte. No treinamento intensivo, que começa na mesma semana, os futuros recenseadores terão aulas sobre diversos temas e variáveis de pesquisas, tais como domicílios, moradores, famílias, estabelecimentos agropecuários, produção animal e vegetal, práticas e manejos, agroindústria, etc.

Os treinandos receberão instruções que os possibilitem atuar nas duas operações censitárias de 2007 Contagem da População e Censo Agropecuário. , além de aprenderem sobre o uso do PDA (Personal Digital Assistant), que estará equipado com sistema de GPS (Global Position System) e formulários digitais.

As entrevistas de coleta começaram no dia 16/04 para a Contagem da População ( em 5.435 dos 5.564 municípios brasileiros) e Censo Agropecuário ( em 5,7 milhões de propriedades rurais existentes em todos os municípios).

O IBGE recomenda uma jornada mínima de 25 horas semanais para os recenseadores, pois o trabalho externo de entrevistas terá remuneração proporcional ao número de coletas, ou seja, por produtividade.

O cálculo é estabelecido por taxas previamente definidas, mas que variam regionalmente. Estima-se que a remuneração média dos recenseadores por cada setor censitário visitado seja: Setor urbano (cerca de 250 domicílios/14 dias de trabalho)= R$ 367,50; Setor rural (cerca de 120 domicílios/40 estabelecimentos agropecuários/18 dias de trab.)= R$ 511,79.

Fontes

Referências