Nova onda de desinformação esperada na véspera das eleições nos EUA

Fonte: Wikinotícias

7 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os fabricantes de máquinas de votação provavelmente serão alvo de uma nova onda de desinformação destinada a desacreditar os resultados das eleições, já que os eleitores americanos vão às urnas na terça-feira.

Autoridades dos EUA, incluindo as da agência em segurança eleitoral, a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA), vêm reagindo a uma série de alegações, observando que muitas delas ecoam alegações semelhantes da eleição presidencial de 2020.

“Acreditamos que os americanos podem e devem ir às urnas sentindo-se confortáveis ​​de que tudo está sendo feito para garantir que esta seja uma eleição livre, justa e segura”, disse John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional, a repórteres.

Mas uma nova pesquisa da empresa de segurança cibernética Recorded Future descobriu que há indicações de que os esforços de espalhar desinformação em torno das urnas e sistemas de votação provavelmente aumentarão no dia da eleição e nos dias seguintes, embora seja improvável que os esforços correspondam à intensidade de dois anos atrás.

“É provável que a desinformação em torno das tecnologias de votação sejam mais proeminentes em jurisdições que enfrentam disputas particularmente contenciosas, como a eleição para governador no Arizona, a eleição para governador na Pensilvânia e a disputa por assento no Senado na Geórgia”, diz o relatório.

Outros estados que provavelmente enfrentarão intenso escrutínio de campanhas de desinformação visando a confiabilidade dos sistemas de votação incluem Wisconsin, Michigan, Nevada e Flórida, segundo o relatório.

Até agora, de acordo com o Recorded Future, a maioria dos esforços de desinformação teve como alvo apenas três empresas: Dominion Voting Systems, Smartmatic e Election Systems & Software (ES&S).

De acordo com a organização sem fins lucrativos Verified Voting, que promove o uso de tecnologias eleitorais seguras, os sistemas Dominion serão usados ​​em 21 estados e 1.200 jurisdições de votação.

O ES&S está sendo usado em 39 estados e em Washington, Smartmatic está sendo usado apenas no condado de Los Angeles, na Califórnia.

Todas as três empresas reagiram contra alegações anteriores de irregularidades, com a Dominion chegando ao ponto de entrar com ações de difamação contra Fox News, One America News Network (OAN) e Newsmax, acusando-as de espalhar alegações falsas do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

Uma quarta máquina de votação e empresa de sistemas de votação, a Scytl, também foi submetida a rumores, embora não esteja sendo usada em nenhuma jurisdição dos EUA para a votação de terça-feira, disse a Recorded Future.

A Election Integrity Partnership (EIP), que se descreve como uma coalizão de pesquisa apartidária, disse em um relatório divulgado no sábado que os influenciadores que publicam teorias da conspiração de fraude eleitoral “continuam a prosperar em plataformas convencionais e alternativas, construindo audiências consideráveis”.

“Muitos usam uma combinação de plataformas, muitas vezes de forma complementar”, disse a EIP. Por enquanto, as autoridades dos EUA estão fazendo o que podem para combater notícias falsas, como divulgando sites de verificação de fatos.

Fontes