Nova edição do Campeonato da língua portuguesa

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mapa dos países que falam português.

17 de fevereiro de 2007

Mais um ano participarão neste Campeonato Nacional da Língua Portuguesa pessoas de toda a Lusofonia. Como em anos anteriores é presumível a participação de um número significado de pessoas fora das fronteiras de Portugal. Associações da Galiza promovem a participação do maior número de concorrentes galegos.

O Campeonato Nacional da Língua Portuguesa, iniciativa do Expresso, a SIC e o Jornal de Letras, é mais uma vez apoiado fora de Portugal pelo Movimento Defesa da Língua da Galiza. Esta associação tornou-se distribuidora dos testes, responsabilizando-se da sua distribuição, recolhida e envio para incentivar a participação do maior número de pessoas possível nesse território.

Neste ano existem algumas novidades, como a divisão do campeonato em duas fases. A primeira consta de três testes sob a forma de questionário de escolha múltipla, com graus de dificuldade variáveis em função de categorias etárias. Às respostas correctas serão atribuídos pontos. Os concorrentes vão acumulando as pontuações conseguidas em cada teste em que concorrem, e alcançarão a fase final aqueles que mais pontuarem.

O primeiro teste foi disponibilizado hoje dia 17 de fevereiro no Expresso. Na Galiza a sua distribuição realiza-se também hoje em Ourense, Lugo e Compostela, através dos centros sociais A Esmorga, Gentalha do Pichel e Alto Minho.

Fontes


Ver também

Página oficial do Campeonato