Nova Zelândia discute participação na aliança AUKUS
28 de março de 2023
A Nova Zelândia anunciou que está discutindo formas de participar do acordo AUKUS, uma cooperação de segurança entre os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido.
O ministro da Defesa da Nova Zelândia confirmou no dia 28 que recebeu uma oferta para participar da aliança e que as negociações estão em andamento.
A Nova Zelândia é um país antinuclear.
O ministro da Defesa alegou que as obrigações legais e o compromisso moral da Nova Zelândia com a desnuclearização continuam fortes.
A AUKUS permite que os estados membros compartilhem tecnologias militares de ponta, como inteligência artificial (IA) e tecnologia quântica.
A ministra das Relações Exteriores da Nova Zelândia, Nanaia Mahuta, que visitou a China na semana passada, disse que a preocupação da Nova Zelândia é a desmilitarização da região do Pacífico.
A Nova Zelândia apóia o Tratado de Rarotonga, que proíbe o uso, teste e posse de armas nucleares na região do Pacífico Sul.
Enquanto isso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, expressou séria preocupação e forte oposição ao acordo.
Fontes
- ((ko)) Redação. '오커스' 비핵 부문 뉴질랜드 참여 논의 — Voz da América, 28 de março de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |