Nova Zelândia discute participação na aliança AUKUS

Fonte: Wikinotícias

28 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Nova Zelândia anunciou que está discutindo formas de participar do acordo AUKUS, uma cooperação de segurança entre os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido.

O ministro da Defesa da Nova Zelândia confirmou no dia 28 que recebeu uma oferta para participar da aliança e que as negociações estão em andamento.

A Nova Zelândia é um país antinuclear.

O ministro da Defesa alegou que as obrigações legais e o compromisso moral da Nova Zelândia com a desnuclearização continuam fortes.

A AUKUS permite que os estados membros compartilhem tecnologias militares de ponta, como inteligência artificial (IA) e tecnologia quântica.

A ministra das Relações Exteriores da Nova Zelândia, Nanaia Mahuta, que visitou a China na semana passada, disse que a preocupação da Nova Zelândia é a desmilitarização da região do Pacífico.

A Nova Zelândia apóia o Tratado de Rarotonga, que proíbe o uso, teste e posse de armas nucleares na região do Pacífico Sul.

Enquanto isso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, expressou séria preocupação e forte oposição ao acordo.

Fontes