Saltar para o conteúdo

Noruega: filho da futura Rainha agride namorada e é preso; Mette-Marit teve Marius antes de se casar com herdeiro do trono

Fonte: Wikinotícias

8 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Marius Borg Hoiby, filho da Princesa Herdeira Consorte Mette-Marit da Noruega, foi preso no final de semana passado por agredir sua namorada e destruir o apartamento onde o casal morava no bairro de Frogner, em Oslo. A polícia foi chamada e ele foi levado à delegacia, onde ficou detido por 30 horas, segundo a imprensa norueguesa. A mulher foi levada ao hospital e, de acordo com a revista People, sofreu uma concussão.

Mette se casou com Haakon, o Príncipe Herdeiro e futuro Rei da Noruega, quando Marius tinha dois anos de idade. Ele é fruto de um relacionamento anterior da Princesa, com Morten Borg, que já foi preso por posse de drogas.

Haakon está em Paris para assistir os Jogos Olímpicos e falou há dois dias sobre o assunto ao ser perguntado por jornalistas que "quando a polícia está envolvida, é algo muito sério". Ele também disse que Mette não pode viajar porque teve que dar apoio ao filho, que se refugiou na casa da família em Skaugum.

A Casa Real não divulgou nenhuma nota, já que Marius não faz parte da Família Real e não cumpre agenda de trabalho oficial. No entanto, ele sempre foi considerado um membro mais da família do Rei Harald, que o tratava como um neto.

Monarquia em risco?

A revista de celebridades Se Og Hor foi a primeira a divulgar a notícia, mas esta semana outras revistas e jornais estamparam o assunto em suas capas e páginas. A prisão do filho da futura Rainha também repercutiu em veículos de imprensa fora do país, como na revista Hola espanhola, na People dos Estados Unidos e no britânico Daily Mail. "A principal emissora alemã RTL enviou uma equipe de televisão exclusiva à Noruega para cobrir o caso", reportou a Dagbladet.

"É horrível para toda a família", escreveu a Se Og Hor, enfatizando que Mette-Marit é uma defensora dos direitos das mulheres.

Experts em realeza criticam não só a atitude do jovem, bem como a Casa Real. "Se o Rei aceitou Marius como um membro da família, a Casa Real deveria ter assumido o controle", disse o especialista em Casa Real da Noruega, autor e historiador Trond Norén Isaksen, que também acha que a monarquia norueguesa corre o risco de perder cada vez mais apoio com este tipo de escândalo. " Há uma insatisfação crescente", falou, se referindo também à filha do Rei, Martha Louise, que coleciona polêmicas. "As pessoas estão fartas e não entendem porque o Rei não faz nada a respeito. As pessoas sentem que ele está sendo humilhado publicamente pela princesa Martha Louise", completou.

Tove Taalesen, especialista em Casa Real da Noruega da revista Nettavisen, discorda e diz que todos precisam de um tempo. "São coisas desagradáveis ​​e difíceis que acontecem em todas as famílias. Ele também é um ser humano que fez escolhas estúpidas", enfatizou. Porém ela concordou que as polêmicas tiram o foco do trabalho realizado pelo Rei e a Rainha e pelo Príncipe Herdeiro e a Princesa Mette-Marit.

O que falta saber sobre o assunto?

  • Quem é a mulher envolvida?
  • Que tipo de relacionamento a mulher tem com Marius?
  • Que ferimentos a mulher sofreu?
  • Quem chamou a polìcia?
  • A polícia realmente encontrou uma faca cravada numa parede que poderia incriminar Marius por tentativa de homicídio?

Notícia Relacionada

[editar | editar código-fonte]