No mínimo 10.000 morrem após ciclone em Mianmar

Fonte: Wikinotícias
Ficheiro de satélite do ciclone Nargis
Na Wikipédia há um artigo sobre Ciclone Nargis.

6 de maio de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No mínimo 10.000 pessoas morreram e outras 3.000 estão desaparecidas após a passagem do Ciclone Nargis em Mianmar, de acordo com o ministro do exterior Nyan Win, que falou à televisão estatal. Horas depois, a agência noticiosa chinesa Xinhua disse que as autoridades governamentais de Mianmar tinham relatado 15.000 mortes.

A Organização das Nações Unidas (ONU) chamou o relato de "alarmante". Paul Risley, um porta-voz do Programa Mundial de Alimentos da ONU, disse: "A ONU começará a preparar suprimentos de emergência agora para ser entregue e transportado para Mianmar o mais rápido possível."

"A ONU fará qualquer coisa para poder prover assistência humanitária. Por causa da falta de comunicação, nós não estamos seguros sobre a extensão dos danos e do número de vítimas. Estou extremamente alertado de que o número de vítimas tenha aumentado para 10.000, de acordo com o ministro das relações exteriores de Mianmar disse", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-mon.

O número de mortes subiu grandemente desde domingo, que até então, tinha contabilizado 351 mortos.

Há uma escassez geral de água e alimentos e centenas de milhares de pessoas estão desabrigadas. Várias cidades foram completamente destruídas. Na cidade de Yangon, não há eletricidade e a maior parte da água potável foi contaminada.

"O que está claro é que nós estamos diante de uma situação de emergência e as necessidades prioritárias são agora abrigos e água potável," disse o porta-voz da Resposta a Desastres das Nações Unidas, Richard Horsey.

Fontes

Notícias relacionadas